Fórum “Inclusão no mundo do trabalho” promove debates sobre deficiências e como a sociedade ainda precisa aprender

    Evento realizado no Centro de Convenções contou com a participação do prefeito Ronaldo Bento, vereadores  e membros da ADEM

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Ronaldo Alves Bento durante o Fórum “Inclusão no mundo do trabalho”
    /Foto: Hynara Versiani

    Realizado na última quarta-feira, 21, o Fórum “Inclusão no Mundo do Trabalho” promoveu uma série de debates sobre inclusão e diversidade, tendo como foco as pessoas com deficiência. O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pelo Conselho Municipal de Defesa das Pessoas com Deficiência (COMPEDE) no Centro de Convenções e contou com a presença do prefeito interino, Ronaldo Alves Bento, representantes da Prefeitura Municipal e da presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (ADEM), Rosemary Aparecida dos Santos.

    O prefeito Ronaldo Bento abriu o evento falando sobre o combate ao preconceito e sua experiência de vida, já que possui uma irmã com deficiência. “A inclusão não se dá só na pessoa com deficiência, mas em todas as pessoas que são extirpadas da normalidade de uma sociedade medíocre, de uma sociedade hipócrita. Temos muito ainda que avançar, temos muito ainda que aprender”.

    A presidente da ADEM, Rosemary dos Santos, falou sobre as dificuldades de tornar Mariana um lugar com acessibilidade para as pessoas com deficiência, lembrou que por ser uma cidade histórica, essas pessoas têm dificuldade para se locomover por conta das ruas estreitas e calçadas irregulares. “Eu peço que se rompam as barreiras para que essas pessoas possam ter acessibilidade e não sofram com capacitismo, com o preconceito”, afirmou.

    Após a abertura, o evento contou com uma apresentação de dança da comunidade da Figueira e da APAE. A apresentação seria feita depois das falas de algumas palestrantes, mas por conta do apagão da cidade, o evento começou mais tarde do que o planejado, e os dançarinos se adiantaram. Depois de algumas falas, foi feita uma demonstração de Tai Chi adaptado para pessoas com deficiência, e no fim, o evento foi concluído com uma apresentação musical. Todas as palestrantes e todos os convidados falaram sobre a importância de se aprender mais sobre o assunto, para que pessoas com deficiências se sintam incluídas na sociedade.

    Demonstração de Tai Chi adaptado / Foto: Hynara Versiani

    O representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristóvão José, destacou a importância da luta pelos direitos da pessoa com deficiência, em especial na data de 21 de setembro. “Hoje é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, mas no dia-a-dia, vocês (pessoas com deficiência) passam por vários desafios, que esse dia não fique somente na memória, que seja dia após dia, que tenha uma representatividade maior hoje, mas que a luta seja de todos e para todos”, disse.

    O vereador Pedro Sousa (PSB), destacou a importância do evento para fortalecer a luta pelos direitos da pessoa com deficiência. Ele ainda ressaltou a necessidade de que essa luta não seja restrita ao dia 21 de setembro, para que o poder público municipal consiga construir ações concretas voltadas às pessoas com deficiência. O vereador ainda se desculpou pela falta de polícia públicas de acessibilidade no município.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui