Nos últimos dois meses, brasileiros registraram 21.682 mil denúncias. A maioria não deu permissão para o contato às empresas que efetuaram as ligações
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Brasília, 23/09/2022 – Os mineiros são os que mais registraram reclamações por ligações insistentes de empresas oferecendo produtos ou serviços sem a devida autorização. Na sequência, se destacam São Paulo (4.931) e Rio de Janeiro (1.467). Os dados* são do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do canal de denúncias criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Desde 20 de julho de 2022, o denuncia-telemarketing.mj.gov.br já recebeu mais de 21 mil denúncias. Desse total. 19.956 pessoas responderam que não possuem relação com a empresa e 21.592 não deram permissão para a empresa ligar ofertando produtos e serviços. Além disso, 10.763 pessoas relataram que a ligação se referia a serviços financeiros e 3.737 a serviços de telecomunicações.
Todas as denúncias recebidas até então são apuradas pela Senacon/MJSP e o processo administrativo pelo descumprimento da medida está sendo instaurado pela própria Senacon. Até o momento, 496 procedimentos foram instaurados.
Denuncie
Para registrar uma reclamação contra o telemarketing abusivo, basta acessar o formulário eletrônico denuncia-telemarketing.mj.gov.br e inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços.
*Dados de 20/07/2022 a 20/09/2022
Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública