Festival de Teatro Comunitário traz jovens para espetáculos em Mariana e Ouro Preto

    Por: João B. N. Gonçalves

    FESTECO coloca em cena aproximadamente 450 alunos do Ensino Fundamental e Médio

    Iniciado na última segunda-feira, 26, a Fase Estudantil do VI Festival de Teatro Comunitário de Mariana (FESTECO) promove apresentações teatrais de jovens estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, pertencentes a escolas e centros culturais da cidade. De acordo com sua produção, o festival busca se reafirmar como um espaço ideológico de resistência, em que aproximadamente 450 jovens maranhenses apresentam criações artísticas com temáticas profundas.
    A sexta edição do festival ocorre entre os dias 26 e 30 de setembro, com produções realizadas por diversos grupos culturais e em diferentes localidades de Mariana e região. O Cineteatro Municipal, o auditório do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA), a Praça Gomes Freire e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Ouro Preto) recebem as apresentações neste ano.
    O FESTECO se consolidou como um evento cultural que surgiu de uma parceria entre a Escola Ensino Médio do Bairro Cabanas e a Associação Cultural Dragão Verde e Amarelo. No festival deste ano, o público pode consumir produções extraídas de dramaturgos brasileiros, como: Dias Gomes e Nelson Rodrigues, com produções de teatro Realista e Realismo Fantástico, Sarau, além de lançamento de livros.Ao longo das suas primeiras cinco edições, o FESTECO sempre escolheu um direcionamento temático para as suas produções. Em sua sexta edição, o tema será: o Teatro no Caminho do Sol. Idealizadora do projeto, Juliana de Conti conta que o tema do festival deste ano tem dois sentidos: o primeiro é que o grupo de teatro criado no Cabanas chama-se “Caminho do Sol”; e o segundo sentido está relacionado com o aumento de casos de automutilação entre os jovens e o Setembro Amarelo. “Então, (o objetivo do FESTECO) é tentar propor uma outra coisa agora no pós-pandemia, ter essa interação com as pessoas, porque elas se fecharam cada vez mais na vida online”, afirmou de Conti.
    O Festival de Teatro Comunitário é dividido em duas fases: uma local e uma nacional. Na fase local ou Estudantil, o foco é direcionado para a produção teatral dos estudantes das escolas de Mariana, enquanto a Nacional é voltada aos grupos e artistas amadores e profissionais.
    O festival preocupa-se também com a formação do público, sendo parte de seus objetivos a formação da plateia No segundo dia, o cine teatro que possui capacidade máxima para 300 pessoas estava lotado, o que alegrou a organizadora Juliana de Conti: “Eu estou muito feliz de ver tanta gente enchendo o teatro, parece que tem uma necessidade de ver teatro, de interagir, porque ficamos quase três anos sem ver e fazer teatro. Então, foi um recomeço”.O público pode ter acesso às apresentações de forma gratuita ou a preços simbólicos. De acordo com a organização do evento, a possibilidade da entrada gratuita se dá por conta de parcerias e patrocínios que possibilitam ao FESTECO oferecer acesso amplo à cultura, seja através de audiência nos espetáculos, ou nas oficinas e demais atividades programadas.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui