Por Luiz Guilherme Mascarenhas
Na semana do dia 19 a 23 de setembro, a Prefeitura de Mariana, por meio da secretaria de Defesa Social realizou a Semana Nacional de Trânsito, integrada por diversas atividades educativas nas escolas, como debates, mesas redondas, campanhas e parcerias sobre o tema em diversos pontos da cidade.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Trazendo o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a abertura, realizada no centro de Convenções Alphonsus Guimarães, contou com a participação de representantes da Samarco, da empresa de transporte Transcotta, do Colégio de Formação Preparatório Militar (CFPM), do Corpo de Bombeiros e demais líderes de grupos no trânsito.
Nas palavras do secretário da Defesa Social, Tenente Freitas, a Semana Nacional de Trânsito se situa em forças de união dos representantes: “O trânsito de Mariana seguiu uma grande evolução e melhorias acerca do que havia antes, quando não tinha nem sequer sinalização nas ruas do município.” Para Maria Marta, comandante da polícia militar de Mariana, a discussão põe em prática a responsabilidade, zelo e visão de um futuro.
Em parceria com a Associação de Pessoas com Deficiência em Mariana (ADEM), discutiram-se as questões acerca da visibilidade das pessoas com deficiência relacionadas ao transporte. Rosemary, a representante da ADEM, conclui que algumas pessoas que hoje possuem deficiência são resultados de acidentes no trânsito e ressalta como essa fatalidade pode acontecer a qualquer um. Desta forma destacou-se a importância dessa atuação, aproveitando o momento também para conscientizar sobre o Setembro Verde, mês dedicado a reforçar a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
A Transitolândia, palestra de educação de trânsito, rodou em várias escolas do município, procurando educar as crianças e adolescentes sobre as leis e interações com o transporte e proporcionando atividades lúdicas e cartilhas. Ao longo da semana, blitz interativas e de campanhas do Setembro Verde e Transcotta percorreram a cidade com o objetivo de levar informação à população tanto de como estão acontecendo os programas, quanto dos direitos garantidos à população que abordam esse conjunto. Panfletos e pesquisas acerca do Tarifa Zero foram feitas de forma exitosa procurando a opinião do público a fim de melhorar os serviços.
O Tarifa Zero segue evoluindo com as ações do Demutran. Na Semana Nacional do Trânsito, as blitzs concentraram esforços também para a divulgação do aplicativo MOOVIT. O aplicativo conta agora com a região de Mariana e oferece em tempo real informações sobre os ônibus e suas trajetórias, além dos horários e rotas, evitando os contratempos para a população e melhorando o sistema. Essas ações seguem sendo destaque e continuam após o evento, garantindo as informações sobre os serviços prestados.
No sábado, dia 23, para fechar as ações, aconteceu com sucesso a caminhada conscientizadora com os alunos da escola Dom Viçoso acompanhado do personagem lúdico Pascoal. O cortejo teve como ponto inicial a Praça Dom Benevides seguindo e se encerrando na Praça da Sé. Com muita música, brincadeiras e brindes os alunos se encarregaram de transmitir e conscientizar a população sobre o tema que se pauta na união e respeito.
As reuniões e ações da semana provocaram como resultado o debate e planejamento para os próximos meses no assunto. Grupo e parceiras puderem se firmar e ideias foram propostas permitindo a reforma e revitalização do trânsito no município. Essas pautas pretendem unir todos os grupos que participaram e principalmente beneficiar a população de Mariana, trazendo mais flexibilidade, conforto e segurança.
Fotos: Marcella Pontes, Luiz Guilherme Mascarenhas e Maria Fernanda – Fonte: PMM.