Ouro Preto receberá novas placas de Sinalização Turística
    foto: Patrick de Araújo

    A cidade foi contemplada no Projeto de Sinalização Turística do Patrimônio Mundial no Brasil e deve receber as atualizações em 2023

    Por Luis Campioto

    Ouro Preto foi contemplada pelo Projeto de Sinalização Turística do Patrimônio Mundial no Brasil. O projeto foi proposto pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e aprovado junto ao Ministério do Turismo com o objetivo de trazer para todos os sítios de patrimônio mundial, no Brasil, sinalizações padronizadas para que o turista tenha facilidade em localizar os atrativos turísticos. A equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo acolheu a indicação, entendendo a necessidade de revisão da condição das placas na cidade e irá acompanhar todo o processo, desde os estudos iniciais até a implantação propriamente dita.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Entre os dias 23 e 26 de setembro, a equipe técnica da empresa OKALAB, contratada pela  OCBPM, foi recebida por técnicos do Departamento de Turismo e do Departamento de Projetos Especiais (PROESP), para, juntos, realizarem não só o mapeamento das sinalizações que precisarão de ajustes, como também estudos sobre o material utilizado na confecção, avaliação da situação das placas, entre outros detalhes.

    As mudanças estarão em diálogo com o Guia Brasileiro de Sinalização Turística, instituído pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN. Nesse guia há diretrizes e instruções detalhadas de como as placas devem ser projetadas, apresentando o padrão utilizado por todo o país. Além disso, expõe também os objetivos da padronização, como: promover a visibilidade e a leitura das placas, selecionar trajetos de fácil compreensão para os usuários (levando em conta a segurança no trânsito) e garantir a integridade dos monumentos.

    Segundo a Diretora de Turismo, Fabiana Nonato, a Secretaria de Cultura e Turismo  dará todo o suporte para revisão da sinalização turística no município, haja vista a necessidade de readequação das placas já existentes. “É necessário revisar toda a sinalização turística e propor no projeto todas as mudanças cabíveis para melhorar a sinalização dos atrativos, sejam naturais ou culturais, bem como a orientação dos turistas. A sinalização turística é uma forma de acessibilidade no contexto do Turismo, que promove a valorização e a promoção do nosso patrimônio”, afirmou a diretora.

    O projeto contempla apenas o perímetro tombado pela Organização das Nações Unidas (UNESCO) na cidade. Porém, compreendendo a necessidade de padronização nesse quesito, a Prefeitura de Ouro Preto pretende expandir o projeto para os distritos de Ouro Preto. A Secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, evidencia a necessidade de trazer essas atualizações não só para o município como também para outras localidades do Município. “A sinalização turística é um elemento muito importante para a orientação dos visitantes e da própria comunidade, não só na sede, como também nos distritos, na identificação das suas preciosidades”, disse a secretária.

    A implantação das placas de sinalização atualizadas, tanto na cidade como nos distritos, está prevista para 2023.