Renova gera 25.543 empregos em obras em Mariana

    De janeiro de 2019 a junho de 2022 foram gerados 25.543 empregos diretos pelas obras da Renova, sendo que destes 10 mil trabalhadores vieram de outras cidades e Estados. Foto Leandro H. Santos

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Oferecida pela Fundação Renova, a Plataforma Recoloca Rio Doce conecta candidatos de Mariana e região às empresas locais que precisam de mão de obra. Essa ferramenta on-line e gratuita também capacita pessoas interessadas em aprimorar seu currículo, oferecendo capacitações para o mercado de trabalho.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
    De acordo com a Fundação Renova, pessoas e empresas de Mariana são priorizadas nas vagas de emprego e há uma política para contratação de empresas locais.Entre janeiro de 2019 e junho de 2022, mais de 25.500 empregos foram gerados em Mariana por suas ações, e mais de 15.500 foram ocupados por trabalhadores locais (mais de 60% da mão de obra total).
    A valorização da mão de obra local também é um dos compromissos da Fundação Renova para as reparações em Mariana. Em junho, foram abertas quase mil vagas de trabalho nos reassentamentos de Bento Rodrigues e de Paracatu de Baixo, e fornecedores também consideram a priorização da contratação local para execução dos seus trabalhos.
    Em contrapartida, há também um grande número de funcionários vindos de outros locais do país: 10 mil ! Só distrito de Passagem de Mariana foram abertos três alojamentos que recebem trabalhadores vindos de outras localidades para trabalhar na Renova.
    Sr. Sebastião Pereira Lima, trabalhador contratado do Piauí, morador de alojamento, relata que uma dificuldade que persegue ele e outros trabalhadores é que, a cada lugar que vão, precisam acompanhar o ritmo das pessoas da cidade.
    Entre os trabalhadores, a opinião geral é que a vida nos alojamentos não é ruim, mas razoável. Norberto Amaral Filho, por exemplo, diz que apesar de coisas como alimentação e moradia serem providenciadas pelas empresas contratantes, questões sociais não são tão bem exploradas. “A adaptação é por conta da gente, tem que partir daqui de dentro.”
    A Fundação Renova oferece desenvolvimento e capacitações por meio de convênios com entidades parceiras como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
    A Plataforma Recoloca Rio Doce possui cerca de 600 vagas oferecidas em mais de 20 turmas em Mariana, com quase 500 pessoas capacitadas.
    Em Minas mais de 300 vagas de trabalho foram captadas pela plataforma apenas em junho de 2022, e mais de 2.600 vagas foram captadas em Mariana desde que a plataforma foi lançada, em 2019, até junho de 2022. Mais informações em www.recolocariodoce.com.br