Programa RecriaVida oferece curso integral aos idosos

    Por Anna Millard

    Aconteceu, na primeira semana do mês de outubro, o oferecimento de um curso integral aos membros do Programa RecriaVida. Com a carga horária de 40h, os integrantes realizaram a confecção de sete produtos derivados do leite, como: requeijão, queijo minas frescal, queijo minas padrão, mussarela, ricota, iogurte e doce de leite. Seguindo todas as normas e técnicas de produção, o curso agrega aos membros do programa inúmeras oportunidades, permitindo que utilizem os novos conhecimentos para o crescimento pessoal e profissional.


    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    No RecriaVida, os idosos inscritos possuem além de cursos como o citado anteriormente, dez oficinas e atividades, capazes de acrescentar muito aprendizado e  proporcionar o bem-estar físico e mental dos integrantes, evitando sua ociosidade na melhor idade. Como é o caso do senhor Homero de Souza, de 65 anos: “vou ao Recria de segunda a quinta, dependendo do dia, pela manhã ou pela tarde. As atividades são muito boas para o nosso crescimento, aprendo bastante lá e cada dia que passa eu me renovo para aprender e querer aprender mais”, destacou. 

    O senhor Homero, além de membro do Recriavida, é também acompanhado pela Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) do município. Ele chegou à cidade de Mariana após um tempo trabalhando em uma fazenda em Belo Horizonte. Na época, com dificuldades financeiras, Homero se viu em situação de rua e, em decorrência disso, desenvolveu problemas com álcool. Foi através dos programas socioassistenciais presentes no município que ele conseguiu tratar, por meio do acompanhamento e auxílio de todo o corpo técnico competente. Por meio desses programas e de políticas públicas assistenciais, ele conseguiu passar por alguns processos que o permitiram adquirir um espaço como a UAI. Em entrevista, o senhor compartilhou: “aqui eu cuido do espaço, de algumas plantações, das galinhas. Quando não estou aqui estou nas oficinas do Recria. Isso tudo me faz querer ir atrás, sabe?”, relata Homero.

    Dessa forma, o RecriaVida torna-se então essencial na vida do senhor, assim como na vida de tantos outros idosos que fazem parte atualmente ou que já passaram pelo programa. No local, de segunda a sexta-feira, são ofertadas oficinas e atividades para os idosos acima de 60 anos, que trabalham o protagonismo social e promovem o envelhecimento saudável, proporcionando qualidade de vida e bem-estar. 

    SOBRE O PROGRAMA 

    O RecriaVida é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que objetiva promover o bem-estar, a saúde e trabalhar o protagonismo social dos idosos. Diariamente são promovidas oficinas para as pessoas cadastradas no Programa, dentre elas, atividade física, hidroginástica, violão, oficina da memória, teatro, coral, artesanato, Tai Chi Chuan, alfabetização e dança noturna.

    SOBRE A UAI ADULTO

    Voltado exclusivamente ao suporte para homens e mulheres em situação de vulnerabilidade, a prestação de serviço é realizada de forma integrada com o setor de saúde, onde todos os usuários recebem total apoio em tratamento, reabilitação e reinserção na sociedade e no mercado de trabalho.

    Foto: Giovanna Pereira e Anna Millard–

    Prefeitura de Mariana