Lançamento do livro “Escritas docentes dos distritos de Mariana: entre a história local e a história pública”

    “Afirmo que este livro expressa a união de quem acredita que a educação é o caminho para a construção de uma sociedade mais justa”. Disse Profa. Cibele Viana

    Por João B. N. Gonçalves

    Mariana recebeu na última segunda-feira, 24 de outubro, a cerimônia de lançamento do livro “Escritas docentes dos distritos de Mariana: entre a história local e a história pública”.

     O evento que prestigiou a co-organizadora da obra, a professora Cibele Viana, contou com a presença do prefeito interino Ronaldo Alves Bento e do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Juliano Gonçalves; das representantes da Secretaria Municipal de Educação, Karlene Almeida e Luciene Oliveira; do Secretário de Cultura e Turismo Dr. Marcílio Queiroz; do ex-coordenador do programa de pós-graduação da Universidade Federal  de  Ouro Preto (Ufop); além de vereadores e professores que participaram do projeto.

    A cerimônia foi realizada pela Secretaria de Educação de Mariana e em homenagem ao mês dos professores. O livro foi organizado pelas professoras Cibele Viana e Virgínia Buarque conta  histórias vindas dos distritos marianenses, e foi produzida em parceria com professores do município, com o Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

    A subsecretária de educação de Mariana, Luciene Oliveira, falou sobre a participação dos professores na produção do livro com textos sobre os distritos marianenses, além de destacar a importância para a participação da UFOP.

    “Nós da Secretaria de Educação de Mariana pensamos muito nessa parceria com a UFOP, com os nossos professores que estão em sala de aula. A gente pensa nesse trabalho sendo voltado para a escola”, disse.

    O livro “Escritas docentes dos distritos de Mariana: entre a história local e a história pública” faz parte da tese de doutorado de Cibele Viana, com orientação da professora da Ufop, Virgínia Buarque. Para produzi-lo, ela convidou professores da rede municipal e estadual de educação da cidade a escreverem um texto sobre um distrito de Mariana, com o propósito de visibilizar as histórias dessas comunidades.

    Durante a cerimônia, Cibele Viana agradeceu às colaborações dos moradores dos distritos, que contaram histórias e foram fontes de informação para cada um dos capítulos que compõem o livro. Além disso, destaca a importância deste livro e de projetos que concedam visibilidade ao trabalho dos professores do ensino básico.

     “Este livro é marco para aqueles que lutam por uma educação de qualidade. Afirmo que este livro expressa a união de quem acredita que a educação é o caminho para a construção de uma sociedade mais justa”.

    O livro lançado na última segunda-feira, é um trabalho focado nas diferentes histórias contadas nos distritos de Mariana e é também uma forma de evidenciar a eficiência dos profissionais da educação no dia-a-dia. Cibele Viana conta detalhes sobre a produção:

    “A construção deste livro, durou dois anos, uma parte dele feita durante a pandemia. Neste período buscamos informações sobre os distritos através de fontes orais e escritas e fomos desenvolvendo cada capítulo.  O processo de escrita de cada capítulo, referente a um determinado distrito, foi acompanhado por todo o grupo que lia os textos dos colegas e os discutia nas reuniões apresentando sugestões em uma escrita compartilhada”.

    O prefeito em exercício do município, Ronaldo Bento, além de parabenizar todos que participaram do projeto, destaca a importância que essa produção possui para a cidade. “Fico muito feliz em estar nesse lançamento, que dissemina que Mariana é a terra da cultura, Mariana é a terra do turismo, que Mariana é a terra das pessoas que de fato fazem a diferença”, afirma o chefe do executivo.

    O presidente da Câmara dos Vereadores de Mariana, Sr. Juliano Gonçalves, chama a atenção para o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação para a realização do projeto:

     “Lembro quando estiveram na Prefeitura solicitando um apoio do poder executivo para a confecção dos livros. Nós tentamos que essa doação orçamentária fosse pela Secretaria de Educação, mas por orientação da Prefeitura, foi feita pela Secretaria de Cultura, Patrimônio e Turismo, com continuidade dada pelo Ronaldo Bento e pelo atual secretário Marcílio Queiroz.”

    Todos os participantes da mesa do evento parabenizaram a doutoranda Cibele Viana e os demais professores que participaram do projeto do livro sobre os contos dos distritos de Mariana por seu trabalho. Além da organizadora, outros dez professores do ensino básico da região foram homenageados no palco.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui