Com o intuito de assegurar o respeito à legislação, evitando problemas de saúde pública e de segurança, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, tem intensificado as ações de notificação e apreensão de veículos abandonados nas vias públicas.
Nessa quarta-feira, dia 26 de outubro, fiscais de posturas da Secretaria realizaram o reboque de um veículo no bairro São Geraldo e a notificação de outros três, nos bairros Santa Efigênia e São Geraldo, além da notificação de uma carcaça de trio elétrico abandonada em frente ao cemitério Parque da Esperança. O fiscal de posturas Vander Morais destaca que o principal objetivo da ação é a desobstrução de espaços públicos ocupados irregularmente, além de retirar das vias possíveis focos de endemias e de abrigo para práticas criminosas.
“Vamos até os locais realizar a constatação da situação dos veículos e, caso
configurado abandono, adesivamos e tentamos notificar o dono, que tem prazo máximo de cinco dias úteis para remoção do veículo sob pena de recolhimento ao pátio e aplicação de multa”, explica Vander.
Notificações e reboques de acordo com dados da Secretaria, nos últimos três meses, 26 veículos foram notificados e cinco rebocados. Vale ressaltar que os veículos rebocados vão para o pátio de apreensão e, depois de 60 dias, são leiloados.
São considerados veículos abandonados aqueles que se encontram estacionados, ininterruptamente, no mesmo local, em estado de deterioração, como pneus murchos, sujeira e mato.
O secretário de Segurança e Trânsito, Antônio Pataro, considera que a ação, mais do que uma questão de trânsito, é medida de saúde pública e de segurança, visto que muitos desses veículos se transformam em focos de vetores de doenças e podem causar acidentes.
“Nossa meta com essas autuações e recolhimentos é trabalhar para manter Itabirito uma cidade segura, limpa e organizada”, avisa Pataro.
Denúncias
A população pode realizar denúncias e solicitações de remoção de veículos por meio da Ouvidoria Municipal. Fonte: PMI.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui