Fase Nacional de Festival de Teatro Comunitário (Festeco) acontece em Mariana e Ouro Preto

    Festival conta com espetáculos teatrais e oficinas artísticas  

    por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Na última quinta-feira, 3, teve início a Fase Nacional do VI Festival de Teatro Comunitário de Mariana (Festeco). O evento traz apresentações teatrais e oficinas gratuitas relacionadas a diversas linguagens artísticas. A Fase Nacional do Festeco reúne artistas amadores e profissionais de todo o Brasil, que se apresentaram em diferentes palcos em Mariana e Ouro Preto.

    Os shows têm como objetivo a conscientização do público, por isso as apresentações chamam a atenção para temas sensíveis. A peça “A Escritora e o Empalhador de Animais”, escrita por Cícero Belmar, e vivida pela atriz e psicóloga Lilian França, por exemplo, trata da violência doméstica e chama a atenção para os modos como esse problema aparece na sociedade.

    A obra apresentada por Lilian França é do grupo Cia em Comma de Teatro, de Brasília (DF). O diretor Ernandes Silva destaca o trabalho necessário para a execução do espetáculo, que reuniu uma equipe de direção e técnica, e foi possível realizá-lo graças ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC), que financia a produção, a viagem do artistas e possibilitou a apresentação no Festeco.

    Atriz e psicóloga Lilian França durante a peça “A Escritora e o Empalhador de Animais”, de Cícero Belmar, no Festeco 2022.

    As oficinas oferecidas durante o Festival foram uma oportunidade que agradaram a Lilian França. “Mas essa oportunidade de estar aqui, mostrando esse outro lado também, que seria o das oficinas, acho muito grandioso. São raras as vezes que a gente tem essa oportunidade de mostrar um pouquinho do que fazemos, através da psicologia, um pouquinho do psicodrama e um pouquinho do teatro em cena”, disse.

    A Fase Nacional do Festival aconteceu entre os dias 3 e 6 de novembro e o público que acompanhou os espetáculos também pôde se inscrever nas oficinas oferecidas de forma gratuita. O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); as escolas Monsenhor José Cota, João Ramos Filho e Educar; a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); o Sagarana Café e Teatro; a Casa da Cultura Negra e o Cineteatro Municipal foram os locais que receberam o Festeco 2022.

    Na última noite de espetáculo, ocorreu no Cineteatro Municipal uma premiação para festejar os destaques da Fase Nacional do VI Festival de Teatro Comunitário de Mariana (Festeco). A Cia em Comma de Teatro, através da peça “A Escritora e o Empalhador de Animais”, conquistou os dois principais prêmios da noite: Melhor Espetáculo e de melhor atuação, vencido por Lilian França.

    Diretor Ernandes Silva, atriz Lilian França e a idealizadora do Festival, Juliana Conti durante o Festeco 2022

    O Festeco é dividido em duas fases: uma local, chamada Fase Estudantil, em que a ênfase é a produção teatral dos estudantes das escolas de Mariana e região, que ocorreu em setembro, enquanto na Fase Nacional é direcionada aos grupos e artistas amadores e profissionais. Nos seus seis anos de existência, o Festeco se consolidou como um evento cultural onde a voz da comunidade pode ser ouvida, especialmente durante a sua fase estudantil.

    O Festival surgiu de uma parceria entre a Escola Ensino Médio do Bairro Cabanas e a Associação Cultural Dragão Verde e Amarelo. Durante a Fase Estudantil, os auditórios do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), em Ouro Preto e o Cineteatro Municipal, em Mariana, receberam apresentações teatrais de jovens estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, pertencentes a escolas e centros culturais da cidade, reunindo mais de 450 jovens da cidade.

    O VI Festival de Teatro Comunitário de Mariana (Festeco) foi realizado pelo Clube Osquindô, do distrito de Passagem de Mariana e pela Prefeitura Municipal de Mariana, com toda a sua programação com acesso gratuito.


    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui