Por: João Gonçalves
A cidade de Mariana não possui estacionamento rotativo desde março deste ano, quando o contrato entre o Departamento Municipal de Trânsito de Mariana (Demutran) e a empresa Transitabile foi suspenso. Em entrevista ao O Espeto, o responsável pelo Demutran, Antônio De Freitas, mais conhecido como Tenente Freitas, explicou as razões para a ausência do serviço na cidade.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
De acordo com o Sr. Tenente Freitas, o contrato foi suspenso a pedido da empresa contratada, que alegou prejuízos financeiros, e por isso, não teria mais interesse em prestar o serviço de gerenciamento de estacionamento rotativo para o município. O Sr. Tenente Freitas conta que a razão para o encerramento do vínculo entre a Prefeitura de Mariana e a contratada para o serviço não tem relação com um possível mau funcionamento do aplicativo. De acordo com ele, o modelo digital funcionou na cidade, com o serviço sendo paralisado somente por conta do distrato com a empresa contratada.
Em 2020, Mariana adaptou os seus serviços de gerenciamento de estacionamento rotativo para o modelo digital. A mudança foi realizada pela empresa de software Transitabile, que prestou os serviços para o município entre outubro de 2020 e março de 2022. Neste período, a empresa fez com que o estacionamento rotativo em Mariana passasse a ser totalmente digital, abandonando os paquímetros, e adotando o aplicativo “Rotativo Mariana Transitabile”.
O Demutran realizou a mudança do modelo de paquímetros para o digital, pois desejava atualizar o modo de operação. “Após o encerramento do contrato anterior, sendo a modalidade de estacionamento rotativo utilizando o equipamento parquímetro, o Demutran buscou inovações no modelo de operação do serviço, optando então pela utilização do rotativo digital”, afirma o Tenente Freitas.
No momento, o Demutran trabalha com a fase inicial de montagem de um novo processo licitatório para prestação de serviço de gerenciamento do estacionamento rotativo. Dessa forma, o Sr. Tenente Freitas informa que não há uma data prevista para o início da operação.
Por outro lado, o responsável pelo Departamento Municipal de Trânsito de Mariana (Demutran) destaca a importância do serviço para o controle do trânsito em Mariana. “O serviço de estacionamento rotativo garante a rotatividade das vagas disponíveis, possibilitando que um maior número de veículos utilize as vagas”, disse.
Ele ainda lembra que um problema causado pela falta de um contrato de prestação de serviços com uma organização que faz o gerenciamento do estacionamento na cidade é a perda de receita. Essa receita complementa o Fundo Municipal de Trânsito utilizados para o custeio dos serviços do Demutran, como sinalização viária e educação para o trânsito.
Apesar de não possuir uma data para a retomada do estacionamento rotativo em Mariana, o Sr. Tenente Freitas informa que a previsão de implementação do estacionamento rotativo será na área do Centro Histórico, podendo se estender para a Avenida Manoel Leandro Corrêa, Rua Bom Jesus, Rua Wenceslau Braz, Arena Mariana e Policlínica.