O que dizer a respeito dos feriados nacionais? Não há nada melhor do que ter uma data livre para dar uma pausa no trabalho, aproveitar uma noite de bebedeira com os amigos, curtir a companhia da família ou simplesmente recarregar as baterias sozinho após uma semana exaustiva.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Porém, essas datas especiais também são marcos celebratórios de algum evento importante na história do país, ou foram criadas para homenagear o nome de alguém que foi relevante para o desenvolvimento da nossa nação, cultura e até mesmo religiões. Mas qual foi a última vez que um feriado nacional foi decretado no Brasil?
No final de 2021, o Senado aprovou o projeto de lei que instituía a homenagem para a Irmã Dulce, beatificada em 2011 pelo Papa Bento XVI e canonizada em 2019 pelo Papa Francisco. Desde então, o dia 13 de agosto passou a ser conhecido como “Dia Nacional de Santa Dulce dos Pobres”, uma forma de homenageá-la por seus serviços em vida. A adoção do feriado, no entanto, fica por conta das leis municipais.
Feriados são datas especiais que existem desde a antiguidade. Há 4 mil anos, os povos da Babilônia foram responsáveis por instituir o primeiro dia do ano — que atualmente é o equivalente ao dia 15 de março em nosso calendário — como um dia livre de trabalho. Sendo assim, a data era a celebração de um novo ciclo para novos governos e habitantes.
Por outro lado, os romanos tinham vários feriados ligados à adoração de divindades que figuravam sua religiosidade, algo parecido com o que ocorria na Grécia. No Brasil, grande parte dos feriados está relacionado a datas históricas importantes. Porém, como um novo feriado é instaurado em nosso país?
De acordo com a legislação federal, cabe ao Estado criar os feriados nacionais, embora estados e municípios podem criar seus próprios feriados. Anualmente, o Governo Executivo Federal divulga, através de Portaria, o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos. Para que essa data especial passe a vigorar, é preciso aprovação no Senado Federal e legitimação da proposta na Câmara dos Deputados.
Fonte: megacurioso.com.br