A segunda etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa de 2022 iniciou-se no dia 1º de novembro e termina no dia 30 de novembro. As vacinas já podem ser compradas em uma revenda autorizada e durante o período, deverão ser vacinados todos os bovinos e bubalinos de qualquer idade e declarado todo o rebanho existente na propriedade (incluindo equinos, muares, asininos, suínos, ovinos e caprinos).
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
O produtor que não vacinar os animais estará sujeito a multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$ 119,25 por cabeça.
A declaração de vacinação junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) também é obrigatória e o produtor que não o fizer até 10/12 poderá receber multa de 5 Ufemgs, o equivalente a R$ 23,85 por cabeça.
Lembramos que o transporte das vacinas deve ser feito em caixas de isopor com gelo para conservação das vacinas na temperatura ideal.
A febre aftosa é causada por um vírus altamente contagioso e que pode trazer prejuízos econômicos para os produtores, pois afeta o comércio internacional. A doença é transmitida pela saliva, aftas, leite, sêmen, urina e fezes dos animais doentes, e também pela água, ar, objetos e ambientes contaminados. Uma vez doente, o animal pode apresentar febre, aftas na boca, lesões nas tetas e entre as unhas.