Decoração de fim de ano e programação cultural estarão conectadas às tradições e aos costumes mineiros
A mineiridade é a grande inspiração para o Natal de 2022. O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), divulgou nesta terça-feira (22) o Natal da Mineiridade, que integra Belo Horizonte a cerca de 200 cidades mineiras.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Foi apresentado, no Palácio da Liberdade, com a presença de gestores municipais e do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o projeto de iluminação e programação do Circuito Liberdade, e também os Destinos da Mineiridade que integram os municípios do interior que vão oferecer decorações e atrações natalinas. Em Belo Horizonte, as luzes e programação começam no dia 5 de dezembro e seguem até dia 6 de janeiro de 2023. Essas atividades vão promover o turismo voltado para o período natalino.
Na capital, os visitantes poderão se encantar com as Luzes de Natal na Praça da Liberdade e nos equipamentos do Circuito Liberdade. No interior também haverá decoração de natal, iluminação de espaços e prédios públicos, cantatas e presépios, dentre outras atrações, que refletem a nossa religiosidade, nossa hospitalidade, nosso jeito mineiro de viver o Natal.
Ao longo dos próximos dias outros municípios, além dos já confirmados, poderão participar dessa iniciativa. A atualização da programação com fotos e informações detalhadas pode ser conferida no site: minasgerais.com.br.
De acordo com o secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o Natal da Mineiridade visa estabelecer uma verdadeira integração entre a capital e as cidades do interior, fortalecendo não apenas o sentimento de amor à Minas Gerais, mas o turismo em todo o estado. Ele ressaltou como o retorno dos municípios à proposta tem sido surpreendente.
“Nós fizemos um chamamento e conseguimos chegar a 160 cidades que já estão participando desta primeira edição. Acredito que no próximo ano teremos muito mais municípios conosco”, frisou.
O Subsecretário de Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, reforçou as principais características que sustentam o Natal da Mineiridade. “A hospitalidade, a comida mineira, as cantatas, os corais, os sinos de Tiradentes e os presépios. Tudo isso faz parte do que chamamos de Natal da Mineiridade, estimulando o convite para que as pessoas visitem diferentes destinos neste final de ano que é também um período de viagens”, comentou.
O presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis sublinhou como a iniciativa vai refletir a beleza e a sensibilidade da cultura mineira. “O Natal da mineiridade é o símbolo máximo da nossa forma de ser e agir com o outro. A Fundação Clóvis Salgado se orgulha de liderar este processo e de marcar um posicionamento de diálogo com diversas regiões do estado, inaugurando uma fase de maior presença nos municípios mineiros”, pontuou.
Em Belo Horizonte, com patrocínio máster da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), o Natal da Mineiridade vai conectar as diferentes manifestações culturais do estado por meio da arte digital e de tecnologias imersivas. A proposta é estimular o sentimento de pertencimento, unindo a linguagem contemporânea às tradições de Minas Gerais.
Além disso, o evento propõe fomentar o turismo nas cidades com uma programação variada, que se estende por diversos municípios do estado que aderiram ao Natal da Mineiridade em 2022.
O Natal da Mineiridade representará um verdadeiro encontro para as várias culturas de Minas Gerais. Na Praça da Liberdade, cartão postal de Belo Horizonte e início da Via Liberdade, maior rota turística do Brasil, um mapa vai mostrar as tradições natalinas nas diferentes regiões do estado. O local será dividido por quadrantes e, em cada um deles, uma região de Minas será representada. O público poderá conhecer mais do espírito natalino em locais como Vale do Jequitinhonha, Sul de Minas, Zona da Mata, entre outras.
Guirlandas, estrelas, anjos, entre outros adornos que estarão distribuídos em toda a extensão da Praça da Liberdade, seguindo os padrões culturais de artesanato do estado vão revelar ainda mais sobre os fazeres artísticos de Minas Gerais. Todas as artes do Natal da Mineiridade em Belo Horizonte serão desenvolvidas com iluminação cênica e luzes de LED, integrando os projetos de luz ao contorno do Circuito Liberdade.
No Palácio da Liberdade também haverá celebrações especiais durante o período natalino. Além da decoração já tradicional do espaço, será inaugurada uma com presépios produzidos por artesãos do Vale do Jequitinhonha. Já o Centro de Arte Popular (CAP) receberá uma mostra, também voltada às tradições de presépios, em que o público poderá conferir os diferentes presépios que já foram contemplados no concurso realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).
A proposta deste ano é que as múltiplas linguagens artísticas, como a música, o teatro, a literatura, as performances interativas e as artes visuais, a cultura popular tradicional se reúnam na Praça da Liberdade proporcionando grandes encontros em torno dos festejos natalinos. Com essa iniciativa, o Circuito Liberdade se torna uma vitrine para as tradições mineiras, conectando o público, os turistas, a capital e as demais cidades do interior em torno do grande patrimônio de Minas Gerais: a mineiridade.
Na Casa Fiat de Cultura, o Presépio Colaborativo é uma das atrações do Natal da Mineiridade. Nesta 8ª edição, a instalação faz uma homenagem ao legado de Alberto da Veiga Guignard, importante pintor que ficou conhecido por retratar as paisagens de Minas Gerais. Com o tema “Flores para Guignard”, o presépio, criado com a partic ipação do público e curadoria do artista plástico Leo Piló, será inaugurado no dia 30 de novembro de 2022, às 19h, com um bate-papo com o curador e apresentação do Coral Árvore da Vida, sob a batuta do regente João di Souza. A programação é gratuita e o presépio ficará aberto à visitação até 8 de janeiro de 2023.
Por Minas Gerais
Com o tema Natal da Mineiridade, o fim de ano vai celebrar Minas Gerais e suas tradições das mais variadas formas. Ao longo do período das festividades, os visitantes poderão conhecer mais dos costumes em diferentes regiões do estado.
Há alguns desde destinos já tradicionais, como Ouro Preto, que vai celebrar o natal com grandes eventos pela cidade às atividades diversas sediadas nos equipamentos culturais da Secult.
O Museu Casa Guignard, também em Ouro Preto, realiza a tradicional Oficina de Cartões Natalinos, direcionada ao público em geral. Em Cordisburgo, o Museu Casa Guimarães Rosa encerra as celebrações do natal com a tradicional visita da Folia de Reis ao Museu para realizar a cerimônia de “Desmonte do Presépio”, ocasião em que os membros da Folia – representando os três Reis Magos – prestam suas homenagens ao Menino Jesus.
Confira a lista de alguns municípios já confirmados para o Natal da Mineiridade:
Estrela Dalva, Santana de Cataguases, Patrocínio, Comercinho, Formiga, Bertópolis, Astolfo Dutra, Perdões, Itaguara, Patos de Minas, Divinópolis, Itamarati de Minas, Araguari, Campos Gerais, Fama, Iguatama, Jordânia, Nepomuceno, Nova Serrana, Pará de Minas, Poté, Santana da Vargem,
Wenceslau Braz, Unaí, Bom Despacho, Carangola, Mateus Leme, Padre Paraíso, Pedra Azul, Pouso Alegre, Três Pontas, Lavras, Descoberto, Lagoa da Prata, São Domingos do Prata, Carmo de Minas, Ponte Nova, Visconde do Rio Branco, Congonhas, Arcos, São Lourenço, Desterro do Melo, Antônio Carlos, São Sebastião da Bela Vista, Alto Caparaó, Turmalina, Resende Costa, Ataleia, Senador Amaral, Monsenhor Paulo, Prudente de Morais, Pedro Leopoldo, Águas Formosas, Araçuaí, Ribeirão das Neves, São José da Lapa, Crisólita, Malacacheta, Cruzília, Santa Helena de Minas, Elói Mendes, Dom Viçoso, Francisco Dumont, Caparaó, Couto de Magalhães de Minas, Coronel Xavier Chaves, Guidoval, Chapada do Norte, Novorizonte, Ibitiúra de Minas, Santa Luzia, Guaraciama, Baependi, Coqueiral, José Gonçalves de Minas, Montalvânia, Machado, Jequitinhonha, São Tiago, São Thomé das Letras, Janpovar, Rio Preto, Piumhi, Caxambu.
PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO LIBERDADE
05/12/2022 a 06/01/2023
A magia da programação de natal mais querida de Belo Horizonte está de volta!
05/12
SEG
19h | PALÁCIO DA LIBERDADE | Solenidade de Abertura e Inauguração da iluminação da Praça da Liberdade.
06/12
TER
CAMPANHA DE NATAL SERVAS & CIRCUITO LIBERDADE | Os equipamentos do Circuito Liberdade funcionarão como ponto de recebimento de doações de brinquedos e kits de higiene. | De 06 a 23 de dezembro.
BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS | Exposição “BAX – Poesia da Fé”. Visitação até o dia 03/02/2023, durante o horário de funcionamento da Biblioteca.
CASA FIAT DE CULTURA | Ateliê Aberto: Cartões de Natal. De quarta a domingo, das 10:30 às 12h e de 14h às 17h | Programação até o dia 18/12.
CASA FIAT DE CULTURA | 8º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura 2022| Visitação até o dia 08/01/2023
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL | Espetáculo “Nastácia” | A dimensão humana e ética de umas das personagens femininas mais importantes da literatura mundial. | O espetáculo tem entrada gratuita e pode ser assistido gratuitamente até o dia 11/12.
12h | PALÁCIO DAS ARTES | Concertos Natalinos, com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral Lírico de Minas Gerais, Coral Infanto Juvenil, regência de André Brant. O evento será realizado no foyer do Grande Teatro CEMIG Palácio das Artes.
18h | PALÁCIO DA LIBERDADE | Abertura da exposição “Uma noite sagrada – Presépios de Minas Gerais”, com presépios do Vale de Jequitinhonha e norte de Minas Gerais. A exposição fica em cartaz até o dia 06/01/2023.
19h30 | ESCOLA DE DESIGN UEMG | Projeção na empena com frases de Natal | Exibição das frases enviadas pelo público, na lateral do prédio da Escola de Design. Do dia 06 ao dia 22/12.
07/12
QUA
12h | PALÁCIO DAS ARTES | Concertos Natalinos, com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral Lírico de Minas Gerais, Coral InfantoJuvenil, regência de André Brant. O evento será realizado no foyer do Grande Teatro CEMIG Palácio das Artes.
08/12
QUI
19h | CENTRO CULTURAL UNIMED BH – MINAS | Concerto Natalino com Coral, no Teatro do Minas Tênis
09/12
SEX
19h | CENTRO DE ARTE POPULAR | Abertura da exposição Presépios: Tradição Renovada – 50 anos do Concurso Nacional de Presépios da FAOP. Visitação até o dia 06/01/2023.
10/12
SAB
10h30 | MEMORIAL MINAS GERAIS VALE | ”Você já bordou hoje?” | Um convite ao público para bordar junto com o artista Rodrigo Mogiz uma grande toalha de mesa como se estivessem num banquete. A mineiridade ao redor de uma mesa tem seu lugar de afeto não só pela comida, mas também pelo compartilhar de conversas.
10h às 18h | MUSEU MINEIRO | Feira Mostrô: Edição de Natal | A “Mostrô – Mostra de Arte e Cultura Urbana de Gente que Ama o que Faz” foi idealizada para promover a diversidade cultural de Minas Gerais e evidenciar diferentes linguagens artísticas, como artesanato, gastronomia, design e literatura. A proposta é valorizar a economia criativa e dar visibilidade ao trabalho de artistas, produtores e trabalhadores e trabalhadoras da cultura. Em dezembro, a edição de Natal da Mostrô será realizada no Museu Mineiro, com entrada gratuita.
16h30 | BIBLIOTECA PÚBLICA | Teatro: O Pequeno Príncipe |
19h | MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL | Concerto de Natal com Coral e Orquestra.
19h30 | IEPHA | Coral do Tribunal de Justiça, nas janelas do IEPHA.
11/12
DOM
10h às 18h | MUSEU MINEIRO | Feira Mostrô: Edição de Natal | A “Mostrô – Mostra de Arte e Cultura Urbana de Gente que Ama o que Faz” foi idealizada para promover a diversidade cultural de Minas Gerais e evidenciar diferentes linguagens artísticas, como artesanato, gastronomia, design e literatura. A proposta é valorizar a economia criativa e dar visibilidade ao trabalho de artistas, produtores e trabalhadores e trabalhadoras da cultura. Em dezembro, a edição de Natal da Mostrô será realizada no Museu Mineiro, com entrada gratuita.
12/12
SEG
14h às 20h | PALÁCIO DA LIBERDADE | Feira do Doce Mineiro – edição especial de Natal | A feira acontecerá nos Jardins do Palácio, dos dias 12 a 18 de dezembro.
13/12
TER
19h30 | BDMG CULTURAL | Abertura da exposição Bordadeiras do Jequitinhonha.
14/12
19h | PALÁCIO DA LIBERDADE | Sessão de Natal | Exibição do filme Natal Branco (White Christmas, de Michael Curtiz | EUA, 1954 | Livre | Duração: 2h.
Um dos maiores clássicos natalinos, o musical Natal Branco é vivo no imaginário de diversas gerações. Exibição será realizada na tenda.
13h às 21h | ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG | Instalação interativa – Ateliê de cartões | O Ateliê de cartões funciona como um “amigo oculto” dos visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG para celebrar o fim de um ciclo e o início do próximo. Visitação de 15/12 a 31/12/2022.
14/12
QUA
20h | CCBB | Orquestrando Brasil | Apresentação da Orquestra Opus com cantores dos Corais Ansef-PF/MG e Luís de Camões, de Belo Horizonte.
15/12
QUI
13h às 21h | ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG | Instalação interativa – Ateliê de cartões | O Ateliê de cartões funciona como um “amigo oculto” dos visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG para celebrar o fim de um ciclo e o início do próximo. Visitação de 15/12 a 31/12/2022.
16/12
SEX
18h30 | CINE THEATRO BRASIL VALLOUREC | Coral Black To Black | Apresentação de canções natalinas na fachada do Cine Theatro Brasil Vallourec. Gratuito.
17/12
SAB
10h | PONTO CULTURAL CDL | Oficina de Natal | Oficina de desenho com recebimento de doação de brinquedos usados que serão destinados para doação.
18h | ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG | “Tecendo histórias”: Oficina de tecelagem | A oficina tem como proposta a criação de pequenos tapetes na técnica de tecelagem manual, partindo de uma história pessoal, haverá a tradução e interpretação de histórias dos próprios participantes em elementos dos tapetes, transformando sentimentos, tais como alegria, leveza, drama e tensão em componentes visuais, de cores, formatos e texturas.
18/12
DOM
18h | ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG | “Coleção de estrelas”: Oficina | A diversidade de pessoas e culturas faz com que existam formas diferentes de colecionar estrelas, ou seja, formas diferentes de constelações. Na oficina “Coleções de Estrelas” os participantes receberão mapas estelares para criarem suas próprias constelações. Haverá um espaço no verso de cada mapa para criar mitos, histórias ou lendas a respeito da forma que foi imaginada.
18h | IEPHA | Apresentação de músicas natalinas e populares do cancioneiro mineiro, com Coral Lírico de Minas Gerais e regência de Lara Tanaka
19h | IEPHA | Apresentação do Coral Mãos que Ajudam – 200 vozes
20h | IEPHA | Apresentação Coro do Garoto Cidadão da Fundação CSN
19/12
SEG
20h | BIBLIOTECA PÚBLICA | Orquestra 415 de Música Antiga | Especial de Natal. A Orquestra 415 de Música Antiga é um grupo especializado na pesquisa e execução da música dos séculos XVII e XVIII com instrumentos de época, réplicas fiéis dos instrumentos utilizados no período. Neste concerto a orquestra comemora dez anos de existência e ainda oferece ao público um especial de Natal
19h30 | IEPHA | Apresentação do Coral da Igreja Batista da Lagoinha
21h | CINE THEATRO BRASIL VALLOUREC | Coral Black To Black | Concerto de Natal. Apresentação bilhetada no grande Teatro.
20/12
TER
20h | BIBLIOTECA PÚBLICA | Orquestra 415 de Música Antiga | Especial de Natal. A Orquestra 415 de Música Antiga é um grupo especializado na pesquisa e execução da música dos séculos XVII e XVIII com instrumentos de época, réplicas fiéis dos instrumentos utilizados no período. Neste concerto a orquestra comemora dez anos de existência e ainda oferece ao público um especial de Natal
PALÁCIO DAS ARTES | CINE HUMBERTO MAURO | Mostra de cinema Especial de Natal | Uma reunião de clássicos populares do cinema mundial com narrativas natalinas, reunidos em 12 sessões, até o dia 23/12 em horários variados.
19h30 | IEPHA | Apresentação do Coral Black to Black
21/12
QUA
19h30 | IEPHA | Apresentação do Coral Soul de Deus
20h | BIBLIOTECA PÚBLICA | Coral dos Desafinados| Cantata de Natal | O Coral dos Desafinados apresenta sua Cantata de Natal, com cantos tradicionais natalinos, cantos populares brasileiros e entre eles, poemas que narram a vida e o legado de Jesus.
Um trabalho leve, sensível e com a marca registrada do grupo: A alegria.
22/12
QUI
19h30 | MEMORIAL MINAS GERAIS VALE | Ciclo de Leituras – Galpão no Memorial Minas Gerais Vale | O Grupo Galpão propõe a realização de três leituras dramáticas. Duas que abordam a obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht e uma terceira leitura, a ser realizada em dezembro, que traz uma adaptação do romance “Um Conto de Natal” do autor Charles Dickens.
19h30 | BIBLIOTECA PÚBLICA | Solto a voz nas estradas: uma homenagem a Milton Nascimento | Os alunos da modalidade canto do espaço Sempre Mais Arte e Desenvolvimento se apresentam em um recital de fim de ano que homenageia o grande compositor, cantor e intérprete Milton Nascimento.
19h30 | PALÁCIO DA LIBERDADE | Apresentação do Coral Cidade dos Profetas – de Congonhas
19h30 | IEPHA | Coral da Primeira Igreja Batista
23/12
SEX
20h30| CENTRO CULTURAL SESIMINAS |TEATRO SESIMINAS| Cine Concerto + momento musical com vídeo em homenagem ao Natal, apresentado pela Orquestra SESIMINAS.
27/12
TER
PALÁCIO DAS ARTES | CINE HUMBERTO MAURO | Mostra Especial Fim de Ano: Trilogia Senhor dos Anéis | Será exibida a trilogia baseada na obra de Tolkien. Originalmente lançada no período natalino no começo dos anos 2000, se tornou um grande clássico cinematográfico das festividades de final de ano. Os filmes serão exibidos entre os dias 27 e 29 de Dezembro, em horários variados.
Crédito da foto: Leo Bicalho