Maestro Ernani Aguiar e academia orquestra ouro preto fazem única apresentação no museu Boulieu

    Ícone da música de concerto no Brasil comanda jovens talentos do programa de formação da Orquestra no dia 4 de dezembro, às 11h, com entrada gratuita

    A formação de jovens talentos para o desenvolvimento da música de concerto passa, necessariamente, pelo encontro com grandes mestres. E é assim que podemos definir o Maestro Ernani Aguiar, um dos mais atuantes musicistas do país, que terá a missão de reger os músicos da Academia Orquestra Ouro Preto em um concerto especial no próximo domingo, dia 4 de dezembro, às 11h, no Museu Boulieu, em Ouro Preto, com entrada gratuita.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Ernani Aguiar é um dos principais nomes da regência orquestral no Brasil, compositor, pesquisador e professor na Escola de Música da UFRJ, além de ministrar cursos no Brasil, na Venezuela e na Itália. Vários de seus ex-alunos já ocupam lugares de destaque na regência. Detentor de diversas condecorações e vários prêmios por suas gravações como regente, Ernani Aguiar tem composições que já foram apresentadas em mais de sessenta países de todos os continentes, contando com grande número de gravações.

    No concerto que será executado pela Academia Orquestra Ouro Preto, o repertório apresenta uma variedade de escolas e níveis de complexidade que só músicos com uma formação sólida são capazes de realizar. É justamente essa vivência artística a proposta do projeto fundado em 2019 com o objetivo de dar oportunidade a jovens talentos para que experimentem a prática orquestral dentro de uma instituição reconhecida.

    Além do desenvolvimento técnico musical, os bolsistas ainda têm oportunidades práticas em concertos com a presença do público, além da possibilidade de participarem dos projetos desenvolvidos pela Orquestra Ouro Preto ao longo do ano. Atualmente, seis ex-alunos são protagonistas da formação principal e passaram por essa fase preparatória dentro da Academia antes de ingressarem oficialmente no corpo musical.

    SOBRE A ACADEMIA ORQUESTRA OURO PRETO

    O programa de formação de jovens músicos da Orquestra Ouro Preto foi fundado em 2019, com o objetivo de oferecer a jovens talentos a oportunidade de uma vivência artística completa. Participar da Academia é uma experiência única, gerando encontros enriquecedores com músicos e professores de reconhecida excelência e com uma ajuda financeira fundamental para que possam se dedicar com ainda mais ênfase aos estudos. 

    Além de ensaios semanais, os alunos aprendem com, talvez, o melhor dos professores, o palco. Entre gravações, concertos e aulas, os alunos absorvem, diretamente da fonte, lições riquíssimas com os líderes de naipes da Orquestra, o Maestro Rodrigo Toffolo e, muitas vezes, ícones da música brasileira, como o Maestro Ernani Aguiar, que são convidados eventualmente para projetos.

    A Academia Orquestra Ouro Preto se apoia em conceitos e pilares como o desenvolvimento técnico musical; o desenvolvimento da prática de execução em público; trabalhar a ansiedade na performance; conceituação da sonoridade em instrumentos de cordas e percussão; ferramenta didático-pedagógica para músicos e professores; desenvolvimento de repertório específico para a Orquestra Ouro Preto e a formação de uma rede de desenvolvimento entre os participantes.

    SERVIÇO

    Maestro Ernani Aguiar e Academia Orquestra Ouro Preto

    Data: Dia 4 de dezembro de 2022, domingo

    Horário: 11 horas

    Local: Museu Boulieu (Rua Padre Rolim, 412, Centro. Ouro Preto)

    Ingressos: Entrada franca. Retirada de senhas no local da apresentação a partir de segunda-feira, dia 28 de novembro

    Informações: www.orquestraouropreto.com.br