Moradores de Passagem de Mariana reclamam do descarte inadequado de lixo e falta de lixeiras
    Rua Olímpio Diniz, em Passagem, logo abaixo do viaduto.

    Por Hynara Versiani e João Gonçalves

              Moradores da rua Olympio Diniz, no distrito de Passagem de Mariana, reclamam do descarte inadequado de lixo. Eles relatam que a rua não conta mais com lixeiras e que entulhos e restos de móveis não têm sido levados pelo serviço de coleta oferecido pelo município.

              O morador Geraldo Rapallo afirma que a rua contava com duas caçambas de lixo, mas que há cerca de quatro meses elas não estão mais disponíveis para a comunidade. Ele conta que a ausência de lixeiras atrapalha o convívio entre as pessoas: “Atrapalha pelo fato de que as pessoas não têm a cultura de respeitar os horários, colocam o lixo nas portas em qualquer horário e os animais da rua fazem a maior bagunça”.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

              A equipe do Jornal O Espeto contatou a Limpeza Urbana do município para saber o porquê da ausência das lixeiras, o que não souberam informar, mas responderam que enviariam um responsável ao local para averiguar a situação da referida rua.

    Outra reclamação dos moradores são os resíduos e dejetos que não são levados pela coleta seletiva, como restos de materiais de construção, de móveis e eletrodomésticos.

    De acordo com a presidente do Centro de Aproveitamento de Materiais Recicláveis CAMAR), Tatiana de Souza, a coleta desse tipo de resíduo não é de responsabilidade da coleta seletiva. O caminhão da coleta seletiva recolhe somente os materiais recicláveis, como papel, vidro, metal e plástico. O lixo comum é recolhido normalmente pela prefeitura.

    O serviço de coleta de móveis velhos que são deixados nas ruas é realizado pelo Cata Treco, como sofás, colchões e pedaços de madeira. O Cata Treco existe em Mariana desde fevereiro de 2022 e precisa de agendamento prévio para ser realizado.

    O Cata Treco não recolhe eletrodomésticos, eletroeletrônicos, por conta da presença de metais pesados na composição deste tipo de material, e também não realiza recolhimento de entulhos. O cidadão que deseja dispensar esses materiais deve contatar o CAMAR para realizar o recolhimento de entulhos com o Secretaria Adjunta de Serviços Urbanos (SASU).

    O morador Geraldo Rapallo critica a falta de divulgação da Prefeitura Municipal em relação aos serviços de limpeza urbana, afirmando que, por exemplo, não conhecia o serviço prestado pelo Cata Treco. Ele ainda pede que sejam colocadas mais caçambas de lixo nos bairros e que sejam fixados cartazes nas lixeiras com informações como horários e qual órgão responsável por cada tipo de lixo.

    Outro problema relatado pelos moradores em vários pontos é o despejo de comida fora de saco ou sacola feita por empreiteiras na caçamba coletora de lixo ! Lembre-se : Descarte seu lixo ensacado !