FAOP inaugura no Centro de Arte Popular, em Belo Horizonte, exposição que celebra os 50 anos do Concurso Nacional de Presépios da instituição. Na mostra, público terá a oportunidade de apreciar 30 obras premiadas
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
O Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) completa 50 anos em 2022. Desde os anos 1970, a fundação ouro-pretana destaca e valoriza essa arte secular que, contam os historiadores, nasceu com São Francisco de Assis, há quase 800 anos. Inúmeros presépios já foram enviados à FAOP para participar da premiação, e dos mais distintos materiais. Essas obras, assim, extrapolam a função de serem objetos de devoção e fé, alçando ao patamar de relevante manifestação cultural e artística.
Para celebrar, a FAOP inaugura na próxima sexta-feira (9/12/2022), às 19h, a exposição “Presépios: Tradição Renovada – 50 anos do Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto”. A exposição, que segue até 05/02, acontece no Centro de Arte Popular, equipamento que integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. O público terá a oportunidade de apreciar 30 obras que foram vencedoras das edições anteriores do Concurso, que sempre premiou presépios por meio de votação popular e do júri técnico.
Para Jefferson da Fonseca, presidente da FAOP, os presépios vencedores, além de bonitos e criativos, mostram a evolução dessa arte de fé e inspiração, que acaba sendo reinventada a cada concurso. “As obras, que recebemos todos os anos, mostram que essa tradição se mantém viva desde o Século 13, e ganhando novos estímulos e significados, a partir de materiais diferentes”.
Os presépios, marcados pela criatividade do povo, recebem releituras a partir de elementos sincréticos e de características próprias da diversidade brasileira, refletindo na maioria das vezes, as particularidades de culturas locais. No acervo da Fundação há presépios feitos a partir de pedra sabão, madeira e até de metais, como uma obra produzida com talheres.
Angelina Gonçalves, coordenadora do Centro de Arte Popular, afirma que o público irá se surpreender com as peças. “Minha expectativa é que o visitante possa contemplar o rico acervo que foi constituído pela Fundação de Arte de Ouro Preto ao longo desses 50 anos do Concurso Nacional de Presépios. O público terá uma surpresa diante da criatividade presente em cada obra que compõe o acervo da mostra”.
Edição 2022 em Ouro Preto
Enquanto isso na cidade história, a Fundação de Arte de Ouro Preto dá a largada para o 50º Concurso Nacional de Presépios. Neste ano, 20 obras foram selecionadas depois se serem enviadas à instituição. A mostra entra em cartaz nesta quarta-feira (07/12), às 18h. Durante a exposição que termina dia 6/01, o público poderá votar no presépio que julgar mais bonito e criativo. O resultado da votação popular e online, cujo formulário será disponibilizado no site e nas redes sociais da FAOP, será divulgado no dia 07/01. Nesta quarta-feira (07/12), serão divulgados os vencedores do Juri técnico.
SERVIÇO
Exposição: “Presépios: Tradição Renovada – 50 anos do Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto”.
Local: Centro de Arte Popular (Rua Gonçalves Dias, 1.608. Bairro Lourdes – BH
Abertura: 09/12, às 19h
Em cartaz: 09/12 a 05/02
Horário de Funcionamento: Terça a Sexta – de 12h às 18h30; Sábado, domingo e feriado – de 11h às 17h
Entrada gratuita
Informações – (31) 99874-9567