Esse espaço kids permitiu que as empreendedoras que participaram do evento pudessem trazer suas crianças. A organizadora do espaço e proprietária da Escola Doce Infância, Vanessa Silva conversou com a reportagem do jornal O Espeto sobre a importância de um local como esse para as mulheres. Leia abaixo matéria de Hynara Versiani.
Por Hynara Versiani
Na última quinta-feira, 08 de novembro de 2022, ocorreu o fórum Marianas Mulheres que Inspiram no Centro de Convenções do município. O evento que busca enaltecer o empreendedorismo feminino contou com um espaço pensado especialmente para as crianças, filhas das mães que expuseram seus trabalhos.
Esse espaço kids permitiu que as empreendedoras que participaram do evento pudessem trazer suas crianças.
A psicopedagoga Denise Passos destaca que o principal objetivo desse espaço é acolher as crianças para que os pais pudessem participar do evento, principalmente as mães participantes da associação Marianas.
A organizadora do espaço e proprietária da Escola Doce Infância, Vanessa Silva fala sobre a importância de um local como esse para as mulheres: “Nesse mundo, é importante que a gente crie possibilidades para que as mulheres possam ir. Ter um espaço kids proporciona essa oportunidade, elas podem vir e trazer seus filhos”.
O evento contou com o apoio de organizações e pequenas empresas de Mariana, como a ONG “Cãodominio” e as lojas Baú Recontando e La Fiesta, que auxiliaram na produção do espaço.
O vereador Ricardo Miranda, idealizador do Cãodominio, conta que os brinquedos do espaço vieram da ONG, que em parceria com as micro e pequenas empresárias da cidade, busca dar assistência às crianças.
Durante o período em que as crianças estão brincando no espaço kids, elas têm uma pequena aula de educação financeira, na qual aprendem um pouco sobre como lidar com o dinheiro. Denise Passos explica como funciona a brincadeira: “Nós criamos uma moeda que cada brinquedo tem uma plaquinha com o valor dele e o tempo que a criança vai passar ali, e a criança recebe uma moeda, uma etiquetinha com vários valores. 200 reais, 100 reais, 50, 10, 2… então, ele recebe esse pacote de moedas e vai escolher o brinquedo”.
A psicopedagoga afirma acreditar que essa brincadeira é uma forma de fazer com que a criança dê início a um aprendizado de como gerir o seu dinheiro. Ela ainda fala sobre a necessidade de fazer o assunto ser mais debatido com as crianças: “A cultura do Brasil ainda é deficitária nesse aspecto [educação financeira]. No meu caso, eu tenho uma visão empreendedora, então eu já ensino isso pro meu filho, ele tem 8 anos e já está tendo esse contato”.
Participante do fórum Marianas Mulheres que Inspiram e proprietária do “La Fiesta”, Adriana Dutra, conta que considera a atividade proposta pelo espaço uma iniciativa importante. “Eu creio que vai ajudar a criança a entender como cuidar do seu próprio dinheiro e até estudar melhor porque nesse momento ela coloca em prática a matemática”, disse.