Aconteceu dia 05 de dezembro visita dos alunos do Colégio Dom Viçoso ao Museu Minas do Gogô. A meninada animada pode ver como era a vida dos escravizados e todo ciclo da mineração através das ferramentas e objetos usados no cotidiano dos séculos 18, além de poder ver em uma maquete do parque do Gogo a localização de mundéus, tanques de água, calhas, Igreja e cemitérios. A mineração feita no Morro Santana e Morro Santo Antônio representa as antigas técnicas de mineração da primeira fase de exploração com tecnologia milenar africana.
Para Prof. Eduardo Campos fundador e diretor do Museu Minas do Gogo foi muito bacana receber os alunos e mostrar para eles um patrimônio referente a fundação de Mariana, o início da mineração do ouro e como era a vida dos Africanos Escravizados, que construíram a cidade de Mariana ! Podemos ver no Museu Minas do Gogô as primazias de Minas ! Obrigado voltem sempre ! Temos que conhecer para valorizar e amar !” disse.
O Museu Minas do Gogo é referência em história de Minas e tem chamado atenção de especialistas da área museológica e arqueológica devido a riqueza de seu acervo, que é representativo do cotidiano da mineração e do dia a dia dos escravizados, com variadas peças que foram adquiridas e doadas ao idealizador do Museu Prof. Eduardo Campos, assim fazendo um importante registro histórico de uma parte de nossa história sob ponto de vista das pessoas que viviam na primeira fase de exploração do ouro em Minas, comprovando a influência das técnicas de mineração africanas.
Para conhecer mais sobre o museu acesse: www.museuminasdogogo.com.br .