Ouro Preto sedia Encontro de Fiscais de Atividades Urbanas da região Sudeste

    Com profissionais de todo o país, o evento focou em desafios da fiscalização e suas transversalidades: orientar, proteger e preservar.

    Por Hynara Versiani

    A Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio do Departamento de Fiscalização e da Secretaria Municipal de Defesa Social, junto com a Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, sediou o 2° Encontro Regional dos Fiscais de Atividades Urbanas da Região Sudeste (II EREFAU SUDESTE).

    Para receber nossas noticias no seu Whatsapp clique aqui

    O evento ocorreu entre os dias 7 e 11 de dezembro de 2022, no Centro de Convenções da UFOP e o tema base foi “Desafios da fiscalização e suas transversalidades: orientar, proteger e preservar”.

    Santa Efigênia é a padroeira dos fiscais.

    Apesar de ter sido adiado em 2020 por conta da Pandemia do Novo Coronavírus, o evento foi realizado este ano, com até 500 participantes de diversas regiões do Brasil.

    Além disso, servidores das Prefeitura da região e estudantes da UFOP também compareceram. A universidade é patrocinadora do evento, sediando as atividades em seu Centro de Artes e Convenções de forma gratuita.

    A coordenadora, Terezinha Meira, destacou a importância do evento e dos profissionais que vieram de regiões variadas do Brasil. “É importante saber que essas pessoas estiveram aqui, porque mostra o peso do evento. É algo que merece atenção”, relatou, dando foco ao fato de o evento receber apoio de diversas formas de todas essas regiões.

    Espaço para cultura : A Irmandade de Santa Efigênia e Congado, a Banda São Bom Jesus das Flores, Coral e Orquestra do Pilar participaram da Programação do Encontro dos Fiscais

    O presidente da Associação Nacional de Fiscais de Atividades Urbanas (Anafisc), Juvenal Marcelino, lembra a pluralidade de vozes presentes no evento. “Aqui em Ouro Preto, temos representações de todas as regiões do Brasil, temos várias cidades presentes que representam as cinco regiões do país”.

    Durante o evento, foram realizadas palestras, mesas redondas, debates e exposições culturais, com o objetivo de promover mais uma capacitação aos agentes de fiscalização internos e externos, bem como todos aqueles servidores municipais conectados às atividades de fiscalização.

    O superintendente de controle urbano da Prefeitura de Municipal de Santo Agostinho, em Pernambuco, José Félix destaca a importância do evento para a capacitação dos profissionais. Para ele, as palestras concedidas no EREFAU, permitem a construção de um urbanismo que preze pelo cuidado com o meio ambiente e pela melhoria na qualidade de vida das pessoas do município onde atua.

    Além de possibilitar o intercâmbio intelectual entre os profissionais da área, o propósito do evento é impactar significativamente e de forma positiva os aspectos econômicos, sociais e culturais da cidade.

    Por atrair grande número de pessoas de várias regiões do país, a atividade econômica e turística de Ouro Preto foi bem movimentada durante a realização do evento.