Por Natália Santos
A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está realizando a instalação de sistema unifamiliar de tratamento de esgoto, no Distrito de Cachoeira do Brumado. O objetivo do sistema é realizar o tratamento de forma eficiente e sustentável, que remove contaminantes orgânicos e inorgânicos da água com a ajuda de bactérias. Dessa forma, estão sendo atendidas também as localidades de Cafundão, Mundinho e Mamonas!
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
O sistema de tratamento será instalado em todas as residências a montante da queda d’água, em Cachoeira do Brumado. Até o momento 76 propriedades já receberam e estão usufruindo desse dispositivo. Para o funcionamento correto e eficiente, serão realizadas reuniões com a comunidade, visando conscientizar sobre a manutenção adequada, e a importância do sistema instalado. Em conjunto as instalações está sendo realizada a análise periódica da qualidade da água dos corpos hídricos locais. O sistema é completo por cinco estágios de tratamento, que ao final do processo de filtragem e purificação, geram na saída de água padrão classe 2. O sistema trata o esgoto de forma completamente natural com eficiência de até 98% na remoção de impurezas.
Segundo a Engenheira Ambiental, Halana Silva, o sistema será de grande importância para restauração do ecossistema, auxiliando na despoluição do curso d’água local e resgatando o equilíbrio ambiental. “O investimento garantirá a balneabilidade da cachoeira de médio a longo prazo, que deverá ser atestada mediante a comprovação através das análises de monitoramento, fomentando o turismo local, proporcionando qualidade de vida, segurança e saúde aos moradores da localidade.” É previsto um quantitativo total de 500 instalações de biodigestores no Município de Mariana!
O sistema proporcionará aos moradores das regiões contempladas um tratamento de esgoto adequado, evitando a contaminação dos cursos d’água e contribuindo para diminuir a proliferação de doenças como a esquistossomose, transmitida através do contato com a água contaminada.
Foto: Natália Santos–
Fonte: Prefeitura de Mariana