Revalidação do registro da festa de Santo Antônio é aprovada

    A festa é de grande valor cultural e sua revalidação confirma a sua importância para o município.

    A tradicional Festa de Santo Antônio, teve seu registro como bem cultural imaterial revalidado. O processo foi aprovado na 242ª reunião do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara. A avaliação é feita a cada 10 anos e abrange a produção de estudos que contemplem os aspectos culturalmente relevantes do bem registrado.

    Para receber notícias no seu WhatsApp grupo 4 clique aqui

    WhatsApp grupo 5 clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Para ser aprovada como patrimônio imaterial da cidade, a celebração é avaliada em diversos aspectos técnicos e culturais como, por exemplo, a importância cultural e histórica da festa, sua relevância para a sociedade, entre outros fatores importantes.

    História da festa de Santo Antônio

    A Festa de Santo Antônio continua figurando como a mais importante manifestação da religiosidade popular local. Realizada desde os primórdios do núcleo urbano de Santa Bárbara, ainda nas primeiras décadas do século XVIII.

    Durante alguns dias, são realizadas trezena, missas, procissões e as tradicionais barraquinhas. A programação é vasta. Na gastronomia, o público tem a oportunidade de saborear comidas e bebidas típicas – canjica, quentão, caldos, pinga da roça e cocada são algumas das delícias gastronômicas disponíveis nas barraquinhas. Já a programação cultural é riquíssima.

    Todos os dias acontecem shows com artistas da terra e apresentações dos alunos das escolas de Santa Bárbara. Por ser no dia 13 um feriado municipal, a data serve para a confraternização de todos os santa-barbarenses, inclusive os que moram fora e aproveitam para rever parentes e amigos.