Aumento salarial dos servidores será debatido entre Sindicato, Prefeito interino Ronaldo Bento e Vereador Edson Agostinho Leitão, futuro prefeito interino

    Em entrevista ao jornal O Espeto o prefeito interino Ronaldo Bento disse que acontecerá amanhã, dia 21 de dezembro de 2022, reunião com o Sindicato dos Servidores Municipais de Mariana, Sind Serv, com a presença do Vereador Leitão que irá assumir a prefeitura de Mariana de forma interina em 1° de janeiro de 2023.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O atual Prefeito interino Vereador Ronaldo Alves Bento, disse ao jornal O Espeto que o aumento dos servidores municipais deve ser discutido de forma técnica conjuntamente com a próxima administração e o sindicato :

    “Tenho que respeitar as decisões de quem vai gerir o orçamento. Não posso decidir nada isolado. A próxima gestão pode entender o tamanho do índice para reajuste de acordo com o momento. Sobre a CFEM,( Compensação Financeira pela Exploração Mineral)  que é a maior receita do município, caiu, tínhamos 2021 com superavit, mas esse ano não. A maioria dos meses em 2021 fechou com a CFEM  entre de 17 a até 21 milhões de reais. Já esse ano caiu bastante, temos a média de 11 a 12 milhões por mês.”

    Orçamento para 2023 :

    “Nossa folha mensal de pagamento está em 18 milhões. O orçamento previsto para 2023 é de cerca de 630 milhões total. Temos os repasses legais ao SAAE, ao Iprev, a Câmara,  restando cerca de 545 milhões. Deste há um percentual legal para ser gasto com folha que não pode ser ultrapassado.”

    O Prefeito interino Ronaldo Bento disse que a futura administração tem que participar do planejamento do ano fiscal de 2023, afinal de contas são eles que vão gerenciar o Município disse:

    “Vemos isso agora na transição do Governo Bolsonaro para o Governo Lula, quem vai determinar o valor do salário mínimo é uma decisão do futuro governo.  Por isso é necessário a futura administração do prefeito interino Vereador Edson  Agostinho ( Leitão) participar e determinar os números percentuais do reajuste em frente ao cenário que se apresenta.”

    Responsabilidade com as contas públicas :

     “ Se eu não tivesse responsabilidade com as contas públicas, e quisesse ganhar nome, eu poderia anunciar um reajuste salarial alto, trazendo um fato desconfortável  a futura administração !  Porém devido ao respeito que tenho com a retidão das coisas públicas, e com o compromisso com nosso povo e servidores, não posso jogar a responsabilidade no colo de alguém, tenho que respeitar a nova administração e agir com ética.”

    Reajuste salarial : “ A nova administração é quem vai definir a data base”

    “Quem vai gerir o orçamento ano quem vem é quem vai determinar o reajuste dos servidores. E é isso que será construído através da reunião de amanhã, que contará com o sindicato, o futuro prefeito Vereador Edson Agostinho ( Leitão). Juntos vamos analisar o cenário de 2023 e o equilíbrio das contas públicas” Disse o Prefeito interino Vereador Ronaldo Alves Bento ao jornal O Espeto.

    “Se eu quisesse ganhar nome faria de outra forma anunciando um aumento alto para a próxima administração, porém não posso deixar de herança uma situação complicada por agir sem responsabilidade. Vou entregar minhas contas em dia.” Disse o Prefeito interino Ronaldo Alves Bento.