Vereador Fernando Sampaio assume a presidência da Câmara
Nesta quinta-feira (22/12) a Câmara de Mariana realizou a sessão de posse da Mesa Diretora eleita para o biênio 2023-2024.
Clique aqui para receber nossas notícias no seu whatsapp
O vereador Edson Agostinho “Leitão” foi empossado presidente do Legislativo e, na sequência, foi conduzido a assumir o cargo de prefeito interino de Mariana a partir do dia 1º de janeiro de 2023. O Vereador Edson Agostinho, Leitão, disse que terá um governo transparente:
“É muito trabalho e responsabilidade com o dinheiro público. O que eu estiver gerindo a partir de 1º de janeiro eu tenho que prestar contas à sociedade marianense. É isso que eu quero e conto com o apoio desta Casa. Eu quero conduzir bem o nosso município.”
O vereador Fernando Sampaio, empossado vice-presidente, mas assumirá a presidência da Câmara, disse que :
“Confio muito no vereador Edson Agostinho, sei da sua honestidade, do seu caráter, e tenho plena certeza que vai fazer o que for possível para melhor administrar nosso município. Você tem todo o meu apoio e dos 14 vereadores no que for preciso”, declarou ressaltando que a chapa foi eleita por unanimidade. Fernando Sampaio esteve recentemente à frente da Câmara, como presidente durante o biênio 2017-2018. Também exerceu a função de presidente interino em 2011, ano em que a Câmara completou 300 anos de história. Na atual legislatura, atuou como líder de governo, função pela qual agradeceu a confiança dos vereadores Juliano Gonçalves e Ronaldo Bento.
Os vereadores Manoel Douglas “Preto” e José Antunes “Zezinho Salete” vão exercer as funções de vice-presidente e secretário da Casa.
O atual presidente da Câmara vereador Juliano Gonçalves destacou a boa trajetória e experiência dos vereadores Edson Agostinho “Leitão” e Fernando Sampaio, que serão responsáveis pelo Executivo e pelo Legislativo a partir de janeiro.
“Convivo com os dois há quatro mandatos, são vereadores experientes e maduros. É muita responsabilidade, mas eu tenho certeza que força de vontade e trabalho não vão faltar”, declarou.
Tikim Mateus é o suplente do Vereador Leitão e tomará posse dia 02 de janeiro.
ENTENDA:
Questões da justiça Eleitoral : Deve ser lembrado que o Vereador Edson Agostinho , Leitão, assume de forma interina a Prefeitura de Mariana, isso significa que existe um processo judicial na esfera eleitoral sobre as eleições em Mariana, onde o vencedor eleito Sr. Celso Cota e o vice Cristiano Vilas Boas não puderam tomar posse .
Como está o andamento do Processo: Espera-se que seja julgado em breve, então temos dois cenários possíveis ou Celso Cota e Cristiano assumem a prefeitura ou então o TSE anuncia eleições extra temporâneas para Mariana novamente votar e escolher quem será o prefeito.
Até quando Leitão vai ficar : depende dos trâmites, do tempo do julgamento do processo eleitoral, que está no TSE em recurso impretado por Celso Cota e Cristiano.
Por qual motivo Celso e Cristiano ganharam mas não assumiram : devido a processo colocado pela coligação adversária a deles na época das eleições municipais que contestava os direitos políticos de Celso Cota.