Sr. Silas Sampaio conta que uma das reclamações mais comuns que os recepcionistas do CAT recebem é em relação ao fechamento de locais históricos.
Por Hynara Versiani
Quem visita a cidade de Mariana pode se orientar através do Centro de Atenção ao Turismo (CAT), que oferece diferentes serviços para atender os turistas. Pensando na internacionalização das visitas, o CAT oferece atendimento em três línguas: estrangeiras: inglês, francês e espanhol.
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O atendimento é realizado por recepcionistas fluentes. O coordenador de turismo do município, Silas Sampaio, explica a razão da escolha das três línguas estrangeiras para o CAT: “O inglês é uma língua universal; o espanhol é pensado mantendo em mente o Mercosul, onde estamos inseridos, recebendo visitantes de países vizinhos; já o francês é porque recebemos muitos turistas da Europa, especificamente da França”, disse.
Para um melhor atendimento, Sampaio conta que o CAT já realiza uma pesquisa de oferta, para saber quais pontos turísticos da cidade podem ser indicados para os turistas visitarem, mas destaca que atualmente se dedica às pesquisas de demanda turística. Para isso, é realizado um questionário junto ao turista para entender os pontos fortes e fracos do município no que diz respeito ao turismo.
O Centro de Atenção ao Turismo (CAT) foi fechado por um período por conta da pandemia de COVID-19, mas foi reaberto em fevereiro de 2021. Desde então, o local passou a ter um espaço mais completo com informações sobre Mariana, com materiais impressos e audiovisuais, dando um melhor suporte aos pontos de visitação e com um atendimento que marca a hospitalidade mineira.
Além do atendimento inicial, o turista que vai ao local recebe um mapa com os principais pontos de visitação do Centro Histórico e dos distritos de Mariana, meios de hospedagem e alimentação, opções de lazer e entretenimento. O turista também recebe também um passaporte turístico e pode acessar um vídeo orientador na sede do CAT, tudo em quatro línguas (português, inglês, francês e espanhol).
Apesar de possuir um atendimento voltado para os turistas estrangeiros, o CAT ainda não possui formas de atendimento para pessoas com deficiência auditiva ou visual.
De acordo com Sr. Silas Sampaio, coordenador de turismo, o assunto já é discutido, para que sejam tomadas medidas para atender a esse público, como a presença de recepcionistas fluentes em libras. Por outro lado, o local possui modos de atender à pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida, através de uma rampa móvel.
Sr. Silas Sampaio conta que uma das reclamações mais comuns que os recepcionistas recebem é em relação ao fechamento de alguns locais históricos. Ele explica que não há um controle quanto aos dias e horários, pois quem determina isso é o proprietário do local, no caso das igrejas, a Arquidiocese de Mariana.
O CAT foi criado em 2007 para atender às demandas dos visitantes da cidade e está localizado na Rua Direita, nº 91, e também há uma sede no bairro São Pedro, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 8h às 15h.