Morador visita bairros com problemas de Mariana para divulgá-los e pedir por soluções

    João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Sob o slogan “Meu nome é Wilsinho. Seu bairro me chama e eu vou”, Wilson Chaves, ou simplesmente Wilsinho, tem ido aos bairros de Mariana tentar ajudar a população, principalmente com os danos causados pelas fortes chuvas das últimas semanas. Durante suas visitas, ele observa os problemas enfrentados pelos moradores e os faz chegar às autoridades do município.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
    Wilsinho visita diferentes bairros de Mariana, grava, fotografa, envia às autoridades ou publica em seu site, e de acordo com ele, a iniciativa tem funcionado. “A população está gostando e os problemas estão sendo resolvidos. Eu vou lá, mostro, os vereadores e o prefeito vão lá e já resolve o problema, eu volto lá e faço o agradecimento”, conta.
    Em outubro, ele esteve na Vila São Vicente, no distrito de Passagem de Mariana, onde o asfalto desceu e, por conta das obras realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no local, os moradores têm convivido com o barro que desce da Rodovia Rodrigo de Melo Franco. “Eu estive lá e fui à casa de uma senhora, que estava lotada de lama. Eu conversei com ela e fiz uma filmagem lá de fora, lá de dentro, fiz uma cobrança ao DNIT, ao governo de Minas Gerais, aos deputados que foram eleitos e aos vereadores e ao prefeito de Mariana, para que fossem lá e cobrassem do DNIT”, disse.
    Segundo ele, a mobilização gerada pela publicação dos vídeos obteve resultados positivos. “[Após a divulgação dos vídeos] o DNIT já chegou lá, o presidente conversou comigo, me explicou a situação e começou a obra lá”. Na última quarta-feira, 10 de janeiro, ele retornou ao bairro para ver os resultados. Os móveis da senhora foram ressarcidos e as obras continuam na rodovia.Recentemente, ele também visitou outros locais do município, como os bairros Rosário, que enfrentou problemas relacionados a uma obra feita pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE), e Matadouro, que foi inundado por conta das chuvas dos últimos dias.
    Todas as ações realizadas por Wilsinho são comunitárias, sem que ele obtenha lucro a partir desses trabalhos. “Eu mesmo não ganho nada, faço para ajudar a comunidade. Tá todo mundo gostando, e eu fico muito feliz. O que mais me deixa feliz é quando você chega para conversar com um morador e ele te fala o problema com esperança de solução”, diz.
    Quem quiser acompanhar as ações de Wilsinho pode acessar suas redes sociais, no canal do YouTube “Cola que é Mídia” e no perfil do Facebook “Wilson Wilsinho”. Wilsinho foi atleta e cantor de funk, hoje é mecânico e membro do projeto social “Fala Favela”, um projeto que promove shows, competições, mostras e encontros pelas periferias de Mariana e de Ouro Preto.