O Ex-vereador que já concorreu ao cargo de Prefeito Municipal,
Ricardo Oliveira, marcado como uma liderança independente e uma figura muito ativa na política itabiritense, bateu um papo com nossa equipe para conhecermos mais sobre seus projetos e visões.
Ele também atua na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e comentou sobre seu trabalho, sua visão da gestão atual e se pretende concorrer a um cargo eletivo na próxima eleição.
O ESPETO: Bom dia Ricardo, é um prazer tê-lo conosco! Gostaríamos de iniciar esta entrevista procurando entender quais são as suas expectativas para 2023.
Ricardo: O meu objetivo, enquanto funcionário público e figura política na cidade, é conscientizar a população sobre seus direitos e deveres, além de auxiliar em projetos e ações que melhorem a vida das pessoas, através de emendas, de sugestões, de debates. Fiquei satisfeito com a parceria que tive com o Deputado Estadual Professor Wendel Mesquita em 2022 e vamos dar continuidade em 2023! O próximo ano será de desafios. Teremos muito trabalho pela frente, mas continuaremos com o compromisso de fiscalizar e cobrar o poder público em prol da sociedade.
O Espeto: Entre os trabalhos que procura fazer, é visível que você tem cobrado muito a gestão atual, principalmente em relação às questões referentes às consequências das chuvas. Qual o seu balanço sobre o desempenho da atual administração?
Ricardo: Vejo que estamos diante de um desastre, e o desastre não depende só de variáveis que não controlamos. Ano passado depois de um episódio tão triste, quando as chuvas pararam, as águas baixaram, a gestão municipal na minha visão não fez as intervenções necessárias na cidade. Um ano depois a gente ainda tem casa desabando! Isso é um absurdo! Temos uma arrecadação imensa.
Se gasta comprando imóveis sem critério, enquanto tem gente sentindo medo e insegurança. Isso é inadmissível. O problema não são apenas as chuvas, é a desigualdade também. Morei minha infância inteira no São José, e ver como o bairro está hoje me entristece, porque é um bairro de grande potencial, e que não está sendo cuidado efetivamente pelo poder público.
O Espeto: Você acha que poderia ser diferente caso você fosse hoje o Prefeito Municipal? Ainda é uma vontade sua e pretende concorrer novamente em uma nova oportunidade?
Ricardo: Acredito que faria diferente sim, tenho formação na área ambiental e vi de perto o estrago das chuvas. Acredito que essa seria uma prioridade para uma equipe de trabalho em que eu fizesse parte. Sobre ter vontade, eu tenho prazer em me dedicar a vida pública, e se essa for uma vontade coletiva, me colocarei a disposição! Eu gosto de tomar todas as minhas decisões de forma coletiva. Na minha vida pessoal, sempre converso com minha família; no trabalho e até mesmo na vida pública converso com as equipes e os grupos. Acho isso fundamental.
A minha trajetória e meu relacionamento com as pessoas me ensinaram que não devemos ter vaidades, devemos observar o que é melhor para a cidade, para a maioria, sempre respeitando o próximo!
O Espeto: O que você acha que falta para solucionar alguns problemas tão graves de Itabirito como as enchentes?
Ricardo: Na minha visão falta organização e planejamento.
Isso é essencial na resolução de qualquer problema. Mas para além disso, algo que ouvi uma vez e me marcou muito é que, mesmo que não tenhamos soluções definitivas, olhar as pessoas com um pouco mais de cuidado faz uma ENORME diferença. Acho que falta isso.
O Espeto: Ricardo, foi um prazer ter você aqui conosco para esse bate papo, e gostaríamos de saber, o que você tem para falar para os moradores de Itabirito nesse novo ano que se iniciou?
Ricardo: Gostaria de deixar bem claro que as pessoas podem contar comigo, onde for possível trabalhar em prol das pessoas, do coletivo, eu sempre vou estar disponível.
Não estou atrás de cargo, estou disponível para os desafios que eu acreditar que posso enfrentar coletivamente. Foi uma grata experiência apenas participar, ser eleito, tudo me serviu e vem me dando grandes aprendizados.
Enfrentei e enfrento forças que todos sabem, me vejo como uma liderança política em Itabirito, proponho debates, discussões e soluções e enquanto eu tiver forças – e espero que eu tenha pelo resto da vida -, gostaria de ser esse cara com quem as pessoas podem contar.
Porque durante minha vida contei muito com pessoas que fizeram a diferença e é um privilégio fazer a diferença na vida das pessoas mesmo que seja com pequenos atos.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui