Samarco assume a presidência do Mining Hub : busca de soluções conjuntas para os desafios da mineração

    Alessandra Prata, líder de inovação da Samarco , foto acima, assumiu, nesta semana, a presidência do Mining Hub, primeiro hub de mineração do mundo que conta com 38 empresas associadas do setor, sendo 22 mineradoras e 16 fornecedores.

    Para receber notícias do jornal O Espeto em seu Whatsapp clique aqui

    O Mining Hub foi fundado em 17 de janeiro de 2019, e é uma iniciativa inédita no setor de mineração, a qual é formada por parcerias de várias mineradoras brasileiras e fornecedores interessados em trabalhar de forma conjunta para desenvolver soluções a desafios estratégicos e operacionais comuns às suas operações, divididos em cinco áreas: Segurança (Operacional e SSO – segurança e saúde ocupacional); Gestão da Água; Fontes de Energia Alternativa; Eficiência Operacional; e Gestão de Resíduos.

    Os Hubs são espaços – físicos e/ou virtuais – nos quais empresas e startups podem trabalhar e ter acesso a contatos, investidores, mentores e fornecedores. Nesses ambientes férteis, os projetos têm maior facilidade para crescer, tanto pelo vasto networking, quanto pelo suporte para a aceleração.

    Um dos programas mais conhecidos, o M-Start chega em 2023 em sua 9ª edição, na qual a Samarco está com um desafio na temática Fontes de energias alternativas. Além do M-Start, quatro novos programas foram lançados no último mês de dezembro e serão implementados em 2023.    

    A governança do Mining Hub é gerida por três líderes representantes de mineradoras e Alessandra Prata estará à frente da gestão do hub até dezembro de 2023.  

    No ano passado, a Samarco integrou o grupo de coordenação e participou da revisão do planejamento estratégico do Mining Hub, que passou a ter um novo propósito que o posiciona como um ator que se antecipa e lidera mudanças que impactam o segmento da mineração e que, a partir do conhecimento e iniciativas de inovação, promove a transformação positiva no setor mineral.    

      “Estar à frente desse hub de inovação aberta significa liderar o grupo das empresas associadas junto com o grupo de coordenação e diretor executivo, para alcançarmos o novo propósito. Para a Samarco é significativo estar à frente do Mining Hub, pois a inovação é um dos nossos valores e ela é essencial para a continuidade e sustentabilidade do nosso negócio. O Mining Hub é mais do que interação com startups e tenho certeza que teremos um ano de muito trabalho e bons desafios”, destacou Alessandra Prata.  

    O presidente da Samarco Rodrigo Vilela participou do evento e destacou a importância do Mining Hub para o setor.  

    “Desde a nossa retomada incluímos a inovação como um traço cultural necessário.  Precisamos da inovação para garantir a nossa sustentabilidade. O Mining Hub contribui para investirmos cada vez mais em soluções inovadoras para os desafios futuros”, afirmou Vilela, que destacou a satisfação de ter a Samarco como líder do Mining Hub durante esse ano, por meio da líder Alessandra Prata. 

    O CEO da Anglo American no Brasil, Wilfred Bruijn (Bill), destacou a chegada da Samarco à presidência do Mining Hub. ” É uma satisfação passar o bastão do nosso hub à Samarco, uma empresa com expertise em inovação”, disse. 

    O Hub  

    O Mining Hub criou recentemente outros programas como o M-Impact, para busca de soluções que impactam a cadeia da mineração, com foco nas pessoas, comunidades e sociedade; o M-Science que visa parcerias com universidades, instituições de pesquisa, Centros de Inovação para o desenvolvimento de projetos sustentáveis, sobretudo na temática da descarbonização; o M-Future que propõe estudos sobre as tendências de futuro para transformação  dos negócios e o M-Academy com o objetivo de influenciar os envolvidos na cadeia de mineração, criando uma cultura de inovação no mercado.