Dia Mundial de Combate ao Câncer

    A data de 4 de fevereiro alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce de tumores, a segunda causa morte do Brasil

    No dia 4 de fevereiro (Próximo sábado) é comemorado o Dia Mundial de Combate Câncer. As instituições brasileiras que atuam na área da oncologia estão preocupadas com o cenário atual do país. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, da Organização Mundial da Saúde (IARC), um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres desenvolverão câncer durante a vida. Além disso, o IARC aponta que um em cada oito homens e uma em cada 11 mulheres morrerão da doença. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) informa que o câncer é a segunda principal causa de morte no país, com mais de 626 mil casos e 226 mil óbitos dentro do triênio de 2020 a 2022.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Segundo Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, uma das mais conceituadas e ativas organizações da sociedade civil dedicada à saúde, que tem o câncer como uma de suas causas, neste ano temos mais um importante incentivo para darmos ênfase à data de 4 de fevereiro pois, recentemente, foi apresentada a nova proposta de Política Nacional do Câncer, que precisa ser urgentemente colocada em prática.

    “As transformações se fazem necessárias, pois precisamos ter pilares fortes, reais e possíveis de serem realizados, unido esforços de várias frentes para que a jornada do paciente com câncer seja completa, seja no sistema único de saúde ou na saúde suplementar”, complementa.

    Segundo o INCA, a neoplasia com maior incidência no Brasil é o câncer de próstata, com mais de 65 mil casos ao ano, previstos no triênio 2020 – 2022. Em segundo lugar está o câncer de mama com mais de 66 mil casos, já o câncer de pulmão registra mais de 17 mil casos ao ano nos homens e mais de 12 mil casos nas mulheres, entre 2020 e o ano passado.

    “A negligência com a prevenção de tumores evitáveis, como os de colo de útero e pênis, por exemplo, o diagnóstico tardio e tratamentos inacessíveis para grande parcela da população são a realidade no Brasil. Isso demonstra o quanto as neoplasias malignas têm sido tratadas sem a devida importância que merecem. Precisamos ter um padrão de atendimento, com a disponibilização de dados confiáveis, que possibilitem investimentos necessários para que a população tenha acesso ao diagnóstico precoce e aos tratamentos”, ressalta Marlene.

    Instituto Lado a Lado pela Vida contribuiu, durante um ano e meio, com os parlamentares que lideraram a criação do texto base da nova Política Nacional do Câncer (PNC). Marlene explica que a criação da PNC visa rever e, principalmente, reverter pontos essenciais que merecem reflexão, propondo alterações e revisões da política dedicada ao câncer em curso no Brasil. Temos de enfatizar que sejam disponibilizadas soluções mais equilibradas e acessíveis, lembrando que o lado mais frágil desse processo é o paciente e é ele que deve estar no centro das decisões.

    “Quando falamos em gestão, não estamos tratando somente de recursos que envolvem o diagnóstico e os tratamentos do câncer, mas também das decisões de como oferecer acesso rápido da população aos centros de referência. Ainda, muito pouco, ou quase nada é investido em prevenção no nosso país. Sabemos que muitos tipos de câncer não podem ser evitados, mas por exemplo a vacina contra o HPV pode evitar diversos tipos de tumores.

    O Instituto Lado a Lado pela Vida atua desde 2008 com ações de conscientização sobre câncer, além de um estruturado e intenso trabalho para impactar os formuladores de políticas públicas. Foi Marlene Oliveira quem criou a maior campanha de conscientização sobre o câncer de próstata do país e a saúde integral do homem, o Novembro Azul, que alerta também para os tumores de pênis e testículos, além de outros mais prevalentes entre os homens.  

    Além do Novembro Azul, iniciado em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida promove campanhas dedicadas ao câncer de pulmão e aos tumores femininos (colo de útero, ovários e mama). Mais recentemente, tem dedicado um olhar atento ao câncer de intestino (ou colorretal / colón) que pode ser sensivelmente reduzido no país com a ampliação do diagnóstico precoce e de tratamentos cirúrgicos, que impactam diretamente na qualidade de vida dos pacientes, pois reduzem a necessidade de tratamentos invasivos como a quimioterapia ou a radioterapia.

    Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida 

    Fundado em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida  é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares – além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além de ter criado o Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto; Siga seu Coração; Mulher Por Inteiro e Câncer por HPV: O Brasil pode ficar sem.