Samu atende passageiro que desmaiou em ônibus em Mariana : passageiros reclamam da falta de ar condicionado

    “O ar condicionado ajuda sim, ajuda um pouco a amenizar essa situação.” Disse Dr. Rodrigo Miranda ao jornal O Espeto. Segundo o Médico que trabalhou no SAMU em Mariana, queda de pressão em época de calor é comum.

    Um passageiro começou a passar mal e desmaiou e percebendo o fato o motorista acionou o SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que logo chegou no local.

    O fato aconteceu esses dias no centro de Mariana. Embora o ônibus não estivesse cheio, o calor era grande como normalmente é na época do verão neste horário de meio dia.

    Sr. Tico Melo que esteve observando o atendimento, de certa distância, disse que é muito importante nesta época do verão a pessoa alimentar-se bem e também se hidratar:

    “Tá muito quente, é comum a pressão abaixar devido a algum esforço, acho que isso aconteceu com o passageiro. Ainda bem que o motorista percebeu e acionou o SAMU para prestar socorro. Acredito que foi assim pois não quis chegar perto pra perguntar e atrapalhar o atendimento, nesses momentos a melhor coisa de quem não vai ajudar pode fazer é não atrapalhar, então não fui perto pra ver. Torço para que a pessoa fique bem, ainda bem que no ônibus da minha empresa tem ar condicionado. Quando eu ando de Transcotta meu Deus que diferença, poderia muito bem colocar ar condicionado nos ônibus, acho que evitaria que passageiros passassem mal. ”

    Já o Sr. Rui Silva da Costa, professor de Filosofia, discorda: “ Não gosto de ônibus com ar condicionado, fazem mais mal para a saúde do que bem. Abrir a janela e deixa o ar fresco entrar é bem melhor. Sem falar que aqui é frio grande parte do ano, só agora que esquenta.”

    Wilson Assis morador da Cabanas, trabalhador das mineradoras  afirma que já viu pessoas desmaiarem no ônibus devido a superlotação e ao calor: “A pessoa desmaiou próximo a mim, e depois ela voltou, tive medo, pois o ônibus estava muito cheio. Não sei se foi culpa do calor ou o ônibus estar cheio, também pode ser problema de saúde da pessoa quem sai de casa sem comer. Ainda bem que o ônibus que vou trabalhar tem ar condicionado.”

    Segundo o Médico Dr. Rodrigo Miranda, que trabalhou no SAMU em Mariana, o calor faz o que se chama vaso dilatação periférica.

    “ È comum demais, quando trabalhava no SAMU eram muitos atendimentos de desmaios por queda de pressão! Em época de calor  a tendencia é a pressão baixar,  se a pessoa está em local fechado, quente, pode acontecer, principalmente se for pessoa  de idade e se toma remédio de pressão, pois pessoa de idade não reage tão bem como um jovem. Por exemplo se a pessoa alimentou antes, a pressão cai um pouco e por isso dá sono. Então imagina, tempo quente e ela acabou de almoçar e entra em ônibus sem ar condicionado. O cérebro é inteligente, na hora que você está numa situação de risco muito grande ele dá uma desligada para priorizar a vida.

    O ar condicionado ajuda sim, um pouco a amenizar essa situação.” Disse Dr. Rodrigo Miranda ao jornal O Espeto.

    Mariana tem o “Tarifa Zero”, onde é pago cerca de um milhão por mês a Transcota para oferecer transporte sem custo para a população, quem paga é a prefeitura. Porém nenhum ônibus tem ar condicionado.