Com a instalação da cozinha industrial, apoio técnico e capacitação das envolvidas, 70 famílias serão impactadas pelo trabalho das mulheres da comunidade. Projeto é da Synergia Socioambiental em parceria da UFOP / NUPEDES ( Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social)
As mulheres das 70 famílias que moram na comunidade do Cafundão, em Mariana (MG), vão realizar um sonho antigo: ter uma cozinha industrial para produzir doces e biscoitos para serem comercializados pelas mulheres da comunidade.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
A cozinha industrial será construída pela Synergia Socioambiental, consultoria que atua na região de Mariana contratada pela Renova para cadastramento das famílias afetadas pelo rompimento da Barragem do Fundão.
Entre 2016 a 2020, mais de 130 profissionais da Synergia Socioambiental contribuíram na construção dos processos de reparação dos danos causados aos impactados, fazendo levantamento de dados de mais de 30 mil famílias no âmbito do Programa de Cadastro de Fundação Renova, com 98.204 pessoas atendidas, de 40 municípios.
Com todo esse conhecimento profundo das condições sociais e das perdas sofridas pelas comunidades, e vivenciando os desafios que as comunidades tem em relação à geração de renda a empresa Synergia Sociambiental em parceria com UFOP/NUPEDES ( Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social) desenvolvem projeto para propiciar a ampliação das atividades da Associação de Cooperação Agrícola Cafundão a fim de garantir mais renda e consequente melhoria nas condições de vida da população, especialmente as mulheres.
A Associação de Cooperação Agrícola Cafundão existe desde 1996, e conta prioritariamente com o trabalho dos homens da comunidade, que confeccionam as tradicionais panelas de pedra sabão em uma oficina. Mais recentemente, as mulheres começaram a cultivar hortaliças em hortas agroecológicas, cuja produção é comercializada para a prefeitura de Mariana para atender à merenda escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O desejo das mulheres, capitaneadas pela presidente da associação, Sra. Regiane Aparecida de Lana Fonseca, era ampliar a atuação da Associação, produzindo e vendendo biscoitos e produtos da agricultura familiar agroecológica, com base em receitas tradicionais e desenvolvidos a partir de recursos locais.
A realização do sonho veio com o apoio da Synergia, que além de construir a cozinha, também dará apoio técnico e capacitação.
Com duração prevista de 12 meses, o projeto prevê capacitações para criação de novos produtos, acompanhamento da equipe Synergia na mobilização e organização das mulheres da comunidade para o desenvolvimento do projeto, apoio da equipe de marketing e comunicação na criação da marca dos produtos, assessoria contábil e jurídica, além de cursos de gestão e e empreendedorismo, processamento de alimentos, agroindústria e gestão de pequenos negócios em parceria com UFOP/NUPEDES.
“Entendemos que a diversificação produtiva vai impulsionar a geração de trabalho e renda para as mulheres da comunidade de Cafundão e isso trará melhoria na qualidade de vida, especialmente das mulheres, com reflexo direto em suas famílias”, explica Sr. Alexandre Araujo Pinho, diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Synergia.
——
Para a Synergia, a decisão de patrocinar esse projeto teve três fatores decisivos: 1- a proximidade e o conhecimento que a consultoria tem em relação ao território; 2 – seu compromisso com o Programa Ambição ODS, do Pacto Global das Nações Unidas, de ampliar o apoio à diversidade, equidade e inclusão, em especial entre mulheres negras; 3- sua equipe técnica, composta por profissionais capacitados em educação socioambiental, agronomia, gestão de processos e de pessoas, capaz de atuar no território durante todo o período de implantação, até sua consolidação.
“Convidamos diversas pessoas da Synergia para participar desse projeto e todas, em suas áreas de atuação, se dispuseram imediatamente a participar, colocando seu tempo e conhecimento à disposição. Temos certeza de que será, além de prazeroso, muito bem executado. E, mais que isso, estamos muito otimistas com os resultados positivos para a comunidade, pois esse é o grande objetivo”, conta o executivo.
Fundada em 2005 por Maria Albuquerque, a Synergia é uma consultoria socioambiental que atende os setores público e privado, oferecendo soluções em gestão e prevenção de crises, desenvolvimento social, relações territoriais e gestão de conhecimento. Atua em todo o território nacional, atendendo às demandas dos segmentos de mineração, siderurgia, indústria petroquímica, gestão pública, agronegócio, agroindústria, saneamento, energia e gestão hídrica.
A consultoria possui o certificado internacional de qualidade ISO:9001, conquistado em 2013, graças à sua capacidade de planejamento, elaboração e execução de programas sociais, urbanos e ambientais. Já atuou em mais de 127 projetos no Brasil e em Moçambique, envolvendo mais de 1.2 milhão de pessoas. É associada ao Instituto Ethos e membra na modalidade participante do Pacto Global das Nações Unidas.