Os moradores do distrito de Camargos, há 15 Km de Mariana, entraram em contato com o jornal O Espeto dia 18/02/2023 para reclamar da falta de luz e sinal de telefone !
Segundo moradores há 15 dias a luz vai e volta, com período de até quatro dias seguidos sem luz ! Volta um dia, e mais quatro dias sem luz !
Moradores reclamam do prejuízo por exemplo na manutenção de comida, como congelados e também na produção de queijos que precisam ficar em geladeira.
Como agravante, estão também sem sinal de telefone pois a torre local fica sem energia.
A CEMIG está causando em alguns distritos, como Passagem, constantes picos de energia, só chover que começa, e até mesmo sem chuva ! A CEMIG está deixando a desejar !
Camargos é o menor distrito de Mariana, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, sua população no ano de 2010 era de 83 habitantes, sendo 39 homens e 44 mulheres, possuindo um total de 76 domicílios particulares.
Segundo levantamento recente da Cáritas após do rompimento da Barragem da Samarco em 2016, a população reduziu para cerca de 50 pessoas, algumas destas trabalham e tem casa em Mariana, indo a Camargos nos finais de semana e feriados.
A lama atingiu também sítios de Camargos, e muitos produtores pararam atividades de plantação e criação de animais pois a maioria dos trabalhadores que eram de Bento Rodrigues foram embora, causando assim falta de mão de obra para essas atividades econômicas ! Alguns moradores ainda cultivam pimenta biquinho, uva, e criam bois e cavalos em pequena escala.
Outro impacto foi a interrupção da estrada real que passa por Camargos, ligando a Bento Rodrigues e Santa Rita, Catas Altas e Serra do Caraça devido ao rompimento da barragem da Samarco.
Em Camargos existe um restaurante ( da Vaninha), e um bar que funciona como venda e também uma fazenda adaptada para servir de restaurante, fazenda da Palha. As expectativas de investimento na área turística pelo fluxo de ciclistas, caminhantes e veículos que percorriam a estrada real foram perdidas.
Agora ficar dias sem luz e sem telefone complica mais ainda ! A demanda foi encaminhada as autoridades de Mariana para busca de soluções.