Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Brasil possui ao todo 4.607, espalhadas por 3.652 municípios do território nacional. Dentre essas cidades está Mariana, que possui a Rádio Primeira Capital 87.9 FM, localizada no distrito de Passagem de Mariana, que funciona com base no trabalho voluntário, levando informações, música e entretenimento para a região.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Os primeiros passos para a criação da Rádio Primeira Capital foram dados em setembro de 2004, quando José Arlindo de Oliveira, popularmente apelidado de Zé do Rancho, trouxe um transmissor e uma antena, junto a um toca-discos de vinil, um cd player, um toca-fitas k7, um microfone e uma mesa de som de quatro canais.
De acordo com o presidente, Antônio Ângelo de Souza, conhecido como “Neném Samambaia”, o local para a instalação da rádio foi cedido pelo Sr. Roberto Rodrigues, proprietário da Companhia Mina da Passagem, que também tinha o interesse em ver uma rádio comunitária no distrito. De acordo com Samambaia, o objetivo da Primeira Capital 87.9 FM é, além de informar, divulgar a tradição e os costumes da comunidade.
No início, as transmissões eram feitas em uma casa alugada na Rua do Calvário, com uma antena amarrada em um pé de abacate. O presidente conta que nos primeiros anos, houveram dificuldades para prosseguir com o trabalho, em razão das orientações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que paralisou a rádio, ainda em 2005.
Para que a Rádio Primeira Capital pudesse retomar as transmissões, foi preciso correr atrás da legalização junto ao Ministério das Comunicações e da Anatel. A primeira diretoria foi formada por 12 pessoas, dentre elas Neném Samambaia, que explica como foi o processo para obter a regularização. “Nós procuramos na época várias pessoas do setor público competente aqui na localidade e não obtivemos êxito, quando a gente procurou o Roberto Rodrigues, que nos ajudou a conseguir a documentação”.
O presidente Neném Samambaia diz que para regularizar a situação da rádio foi necessário que a comunidade se unisse: “Foi feito um mutirão pelas pessoas da diretoria e as pessoas da comunidade e na época, conseguimos mais 3.800 assinaturas para poder ter a legalização”. Para finalizar a regularização, foi preciso definir uma programação para a Primeira Capital 87.9 FM e enviá-la para o Ministério das Comunicações para aprovação. Confira a programação abaixo:
Programação – Rádio Primeira Capital
Após a definição da programação, em 14 de junho de 2001, o Ministério das Comunicações autorizou de forma provisória a Rádio Primeira Capital 87.9 FM a funcionar na Região dos Inconfidentes. Em 19 de março de 2013, a emissora foi licenciada de forma definitiva, estando em funcionamento até hoje.
A apresentadora dos programas Momento Cultural e Tarde de Sucessos, Raquel Souza, destaca que uma das características mais marcantes da Rádio Primeira Capital 87.9 FM é a relação com a comunidade. “A participação da comunidade é primordial para todos nós que trabalhamos aqui. A rádio não tem fins lucrativos, e o que nos ajuda é claro são os nossos anunciantes e também a nossa comunidade, que faz parte de todo o nosso repertório”, diz.