Veja video: Mestre Nelson Diogo embelezando nossa vida com sua arte

    Em entrevista ao O Espeto, Nelson Diogo fala sobre sua vida e relação com a arte

    Por João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

              De origem simples, filho da D. Severiana Maria, Nelson Diogo nasceu no distrito de Passagem de Mariana, em 12 de novembro. Hoje com 87 anos, ele conta que tornou-se um artista autodidata, entrando no mundo da arte fazendo riscos no chão: “No meu caso, aprendi pintura riscando no chão, quando chovia dava aquela luz assim, eu riscava com o com prego ou com fósforo”.

              Pouco a pouco, os rabiscos no chão foram ganhando perspectivas, e Nelson passou a entender aquilo que fazia. Apesar de jamais ter estudado arte, e pouco ter frequentado a escola, o Sr. Nelson formou muitos alunos. Com orgulho, ele diz que: “Graças a Deus, eu formei gente no curso. Tem até gente que foi para os Estados Unidos, Jamaica, tem no Rio de Janeiro, São Paulo; todo aluno que formou comigo foi embora, fazer arte mundo afora.”

              Nelson Diogo atuou como professor de artes e pintura no ginásio da Associação Atlética Aluminas, no bairro Saramenha, em Ouro Preto. Lá, ensinou dezenas de jovens e os influenciou a seguir o caminho da arte. Ensinou por prazer desde os 30 anos, parando somente em 2020, por conta da pandemia de Covid-19.

    Nelson Diogo em seu atelier : Foto: Leandro Henrique dos Santos

              Desde 2020, Nelson fica mais em casa, mas ainda se mantém como um artista ativo, fazendo quadros em sua casa e preparando as decorações das festas religiosas do distrito de Passagem de Mariana. Hoje,02/03/2023,  inclusive, ele está pintando um novo quadro: uma representação de Santa Efigênia.