A Festa de Purim
    Por: Camila Sousa

    Hoje vamos conhecer mais uma Festa celebrada pelos judeus. Desta vez, falaremos de Purim, comemorada anualmente, e que, este ano, acontece nos dias 06 e 07 de março. Apesar de diversas associações e a proximidades das datas, ela não é um Carnaval Judaico. O nome Purim vem da palavra hebraica “pur”, que significa sorte, porque Haman lançou sortes para definir o dia em que iria aniquilar os judeus.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Ela é a festa mais alegre do povo judeu, mas, que tem a história mais instigante. Narrada no livro de Ester, nela relembramos a salvação do povo judeu da trama de Haman, que tinha por objetivo, exterminar em um único dia, todos os judeus, independente se fossem homens, mulheres, crianças, velhos.

    Tudo começou da seguinte forma: no século IV A.E.C., o império persa possuía todos os judeus sob seus domínios e já dominava mais de 120 países. Em um dado momento, a Rainha Vashti precisava ser substituída e foi promovido um desfile para encontrar sua nova rainha. Ester, uma judia, foi a escolhida, tornando-se rainha, sem que ninguém soubesse de sua nacionalidade judaica. Também houve a nomeação de Haman (um antissemita) a primeiro ministro do império. Morderchai, primo de Ester e líder dos judeus, recusava-se ajoelhar diante de Haman, descumprindo às ordens do Rei.

    Obviamente, Haman não aceitou tal afronta e convenceu ao Rei que emitisse um decreto, a partir do qual, ordenava matar todos os judeus num dia sorteado por Haman – dia 13 de Adar (meados de fevereiro/março). Diante disso, enquanto Mordechai reunia todo o povo judeu, convencendo-o de arrepender, jejuar e orar a Deus, Ester solicitou que Rei e Haman fossem com ela a um banquete, no qual revelou que era judia. Haman foi enforcado, Mordechai o sucedeu, tornando-se primeiro ministro e um novo decreto foi emitido: desta vez, garantindo que o povo judeu tivesse direito de se defender de seus inimigos.

    Assim, o dia marcado para a morte tornou-se um dia de celebração da vida, e a tristeza se transformou em alegria, o pranto em festa. É por isso que é comemorada a Festa de Purim. Nela, é servido um banquete para celebrar o livramento do povo judeu, é feita a leitura do livro de Ester e são enviados presentes e porções de alimentos para as pessoas necessitadas.

    Enfim, a mensagem da comemoração é de fé e esperança, e nos faz refletir que por mais que todas as circunstâncias das nossas vidas estejam ruins, Deus é poderoso para reverter todo e qualquer mal, transformando maldição em benção, trevas em luz, assim como é dito no livro de Ester, no capítulo 9, versículo 22: ” [para comemorar] os dias em que os judeus obtiveram descanso dos seus inimigos e o mês em que sua tristeza foi transformada em alegria, e o lamento, em um feriado; deveriam celebrar esses dias com alegria, enviando porções [de comida] uns aos outros e dando presentes aos pobres.”