Objetivo é evitar os golpes aplicados por telefone principalmente contra idosos
Na Semana do Consumidor, na semana de 13 a 17/3/23, o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lança uma campanha inédita no país para conscientizar os consumidores, principalmente os idosos, sobre os riscos de se cair em ciladas financeiras a partir de ligações telefônicas, e-mails ou contatos feitos por aplicativos de mensagens. Dados da instituição mostram que a grande maioria dos golpes, incluindo empréstimos fraudulentos, são aplicados a partir de um contato virtual, no qual os criminosos convencem a vítima a informar dados sensíveis de suas contas bancárias, como a senha e o código de segurança do cartão de crédito, por exemplo, clicarem em links falsos e realizarem operações financeiras contra si próprias.
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Impulsionada pela hashtag #desligueotelefone, a campanha pretende incentivar os consumidores a simplesmente desligarem o telefone e ignorarem mensagens de e-mails e aplicativos realizadas por pessoas que se identificam como gerente do banco ou representante de alguma instituição ou empresa de telemarketing. “É uma medida radical, mas necessária diante do ambiente de insegurança e abusos cometidos contra uma parcela extremamente vulnerável da população. Esses crimes têm afetado gravemente a estrutura financeira de muitas famílias brasileiras e precisam ser enfrentados de forma vigorosa”, alerta o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa.
Dados do Serasa mostram que atualmente 69,8 milhões de brasileiros estão inadimplentes. São 247 milhões de dívidas em atraso, acumulando um montante de R$ 311 bilhões.
As ações dessa campanha visam motivar os consumidores a:
Para que isso aconteça, é muito importante que os adultos que convivem e cuidam de seus idosos fiquem extremamente atentos às ligações telefônicas e mensagens recebidas. O coordenador do Procon ensina qual deve ser o comportamento do consumidor ao receber uma ligação:
Marcelo Barbosa lembra que os criminosos possuem muitos dos nossos dados pessoais, então eles provavelmente sabem o CPF, o endereço, a data de nascimento e o número da conta bancária da vítima em potencial. Eles citam esses dados para tentar convencer a pessoa de que são quem alegam ser e, com isso, conquistar sua confiança e convencê-la a dizer ou digitar sua senha ou mesmo realizar uma operação bancária. Geralmente são pessoas bem articuladas, pacientes e preparadas para ganhar aos poucos a confiança das vítimas.
As iniciativas para a efetivação da campanha incluem:
A campanha #desligueotelefone é mais uma ação do Procon Assembleia em sua missão de promover o exercício pleno da cidadania, em consonância com o Direcionamento Estratégico “Assembleia 2030” da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Fonte: Procon Assembleia