Entrega da Medalha da Inconfidência retorna a Ouro Preto

    Nomes dos agraciados deverão ser indicados pelo Conselho Permanente até a próxima terça-feira (28).

    Presidente da ALMG comandou reunião do Conselho Permanente da Medalha nesta quinta (23)/Arquivo ALMG – Foto: Clarissa Barçante

    A solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência volta ao seu formato tradicional este ano e será realizada em Ouro Preto (Região Central) no dia 21 de abril. Os nomes dos agraciados em 2023 deverão ser indicados até 28 de março, terça-feira próxima.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    As definições acerca da homenagem que marca o Dia de Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira, foram anunciadas nesta quinta-feira (23/3/23), em reunião do Conselho Permanente da Medalha realizada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

    A reunião foi conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), que também preside o Conselho Permanente da Medalha, formado por dirigentes de órgãos dos três Poderes estaduais, de universidade e outras instituções.

    Ficou decidido, ainda, que a entrega das medalhas aos agraciados em 2020 e 2022, que não ocorreu por questões relacionadas à pandemia de covid-19, ocorrerá em celebração no Salão Nobre da Assembleia na própria Semana da Inconfidência, em dia a ser definido.

    Já a solenidade deste ano em Ouro Preto no dia 21 de abril terá um momento cívico, na Praça Tiradentes, com a entrega da Medalha sendo feita na sequência no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

    Comenda é a maior do Estado
    “Estou muito honrado de presidir esse conselho tão seleto e tão importante para o Estado de Minas Gerais e que fala sobre a medalha mais importante que nós temos”, saudou o presidente da Casa.

    Tadeu Martins Leite disse estar especialmente feliz por poder representar o Legislativo nesse momento pós-pandemia e de começo de uma nova legislatura para tratar de uma celebração da importância da Medalha da Inconfidência, a maior comenda concedia pelo Estado.

    “Temos cada vez mais que destacar os valores que essa história (da Inconfidência) traz para o Estado e para o País como um todo, reforçando a questão da liberdade, então esse dia da Medalha é muito importante para Minas e para a Assembleia.”
    Tadeu Martins Leite
    Dep. Tadeu Martins Leite
    O Governo do Estado foi representado na reunião pelo subsecretário de Comunicação Social e Eventos, Bernardo Fonseca Santos, tendo o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, também membro do Conselho, ressaltado que após a pandemia o município participará intensamente da celebração, segundo ele um momento importante para que ideiais permanentes de liberdade sejam valorizados.

    A Medalha
    A Medalha da Inconfidência é concedida anualmente no dia 21 de abril, dia de morte de Tiradentes e que marca a Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII.

    Todos os anos, a capital do Estado é simbolicamente transferida para Ouro Preto durante a celebração.

    Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek, a medalha homenageia pessoas que contribuem para a projeção e a valorização de Minas e tem quatro graus: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

    O Grande Colar da Medalha destina-se exclusivamente às autoridades que exercem ou exerceram os cargos de chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União. Fonte ALMG