O Festur, Festival de Turismo se tornou um dos principais eventos de promoção do Turismo no Brasil, e é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto. Nas duas primeiras edições, o Festival reuniu 104 cidades, 9 regiões turísticas, e trouxe investidores de 14 países, reunindo mais de 6.000 visitantes. Evento acontecerá entre os dias 1 e 3 de junho no Convenções da UFOP.
Por João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Aconteceu nesta quinta-feira, 30 de março de 2023, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto, a coletiva de imprensa para a apresentação da programação do Festival de Turismo 2023 (Festur), que será realizado em junho deste ano.
O evento contou com a presença da CEO da C.M Business Hub, Cássia Neves, e do presidente da Conventions & Visitors Bureau/Ouro Preto, Márcio Abdo, organizadores do festival.
O grande objetivo do Festur 2023 é reunir os negócios da região e criar uma rede de conexões a fim de fortalecer o turismo local.
Como representante da C.M Business Hub, Cássia Neves destaca que há uma carência de eventos relacionados ao turismo em Minas Gerais, e por isso, o Festival deseja fazer com que Ouro Preto tenha um volume maior de turismo qualificado.
Cássia Neves convida a todos para participarem do Festival, destacando as oportunidades que ele pode oferecer para o ramo do turismo.
“Eu quero fazer um convite muito especial para que todos venham conhecer o evento. É uma oportunidade tanto para quem está no turismo, quanto para quem quer empreender”, diz.
O Festur foi criado em 2019, com a ambição de ser um evento anual, mas que precisou ser paralisado por conta da pandemia, retornando para segunda edição em 2022. Nas duas primeiras edições, o Festival reuniu 104 cidades, 9 regiões turísticas, e trouxe investidores de 14 países, reunindo mais de 6000 visitantes (veja a ilustração abaixo).
Cássia Neves afirma considerar esses números ainda muito tímidos, e projeta que na terceira edição reúna pelo menos 100 expositores. Ela ainda diz que o Festur é uma grande oportunidade para os empresários do turismo mineiro se relacionarem com investidores locais, nacionais e internacionais, além de ser um modo de se fornecer maior alcance e visibilidade para as marcas da região.
Lembrando a importância do Festur, o presidente da Conventions & Visitors Bureau/Ouro Preto, Márcio Abdo, pontua que o turismo impacta todo o comércio local. “Convidamos (para o festival) todos os moradores e empresários da região, porque o turismo é uma atividade que impacta outras. Não afeta somente hotelaria e restaurantes, mas também lojas e o comércio varejista. Então, temos o sonho de integrar o comércio da região ao movimento de turismo.”
O Festival de Cultura e Turismo de Ouro Prero (Festur) terá três dias de exposição de produtos de empresários, negociações entre investidores, palestras sobre empreendedorismo e turismo, além de shows de artistas mineiros, almejando obter maior visibilidade.
O Festival acontecerá no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), localizado na rua Diogo de Vasconcelos, número 328, Pilar, entre os dias 1 e 3 de junho.