Festival de Violoncelos traz Antônio Meneses e diversos músicos e estudantes de todo o mundo para Ouro Branco

    Casa de Música de Ouro Branco realiza

    9º Festival de Violoncelos

    Evento conta com programação de concertos, oficinas e o tradicional Concurso de Violoncelos. Entre as atrações estão nomes como Antônio Meneses e Cristian Budu

    A Casa de Música de Ouro Branco realiza, de 1º a 8 de abril de 2023, a nona edição do já tradicional Festival de Violoncelos. O evento será realizado em Ouro Branco, mas com uma apresentação especial em Belo Horizonte no dia 8 de abril.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O Festival de Violoncelos deste ano conta com uma programação de concertos, master classes, e o Concurso de Violoncelos. Entre os professores e convidados estão nomes de destaque da música erudita como Matias de Oliveira Pinto (que é também Diretor Artístico do Festival), Fábio Presgrave, Kayami Satomi, Eduardo Swerts, Marcio Carneiro, Hugo Pilger, Matias Estiagarribia (núcleo infantil Suzuki).

    Além disso, o festival este ano recebe as atrações internacionais Henry-David Varema, Nani Celloquartett, Olaf Niessing e o duo formado por um dos violoncelistas mais importantes do Brasil, Antônio Meneses, e pelo o pianista Cristian Badu.

    Kênia Libanio, coordenadora do Festival de Violoncelos e da Casa de Música de Ouro Branco, comemora mais uma edição do evento. “Nosso festival já se tornou referência e temos a honra de receber aqui em Ouro Branco nomes importantes da música erudita que, além de se apresentar, irão passar aos nossos jovens sua experiência e ensinamentos. Posso dizer que esta nona edição está muito especial, basta olhar a programação”, afirma.

    A abertura do Festival de Violoncelos será no sábado, dia 1 de abril, às 20h, na Capela de Santana da Pousada Ecorsini (antiga Fazenda Pé do Morro), com o Nani Celloquartett. O grupo composto por Helena Ranck, Maria Duarte, Rafael Gaspar e Renan Moreira teve seu início na cidade de Münster, na Alemanha. No repertório, obras de Joseph Haydn, W. A. Mozart, F. Schubert, Tom Jobim, Ernani Aguiar, entre outros. A maioria dos arranjos é de Renan Moreira.

    Já no domingo, dia 2 de abril, será a vez do concerto dos professores do festival. No auditório do Hotel Verdes Mares, também às 20h, se apresentam os violoncelistas Olaf Niessing e Hugo Pilger. Olaf é alemão e, depois de trabalhar em várias orquestras em seu país natal, se dedica hoje cada vez mais a grupos de câmara. Também trabalha com a promoção de jovens músicos. Para o repertório ele escolheu a Suite nº1 Opus 131c, de Max Reger. Já Pilger é professor de violoncelo da Unirio e tem uma vasta discografia. Recebeu diversos prêmios em sua carreira e indicações ao Grammy Latino. Ele apresenta 3 Canções para violoncelo solo, de Marcelo Carneiro.

    Na segunda-feira, 3 de abril, às 20h, na Capela de Santana da Pousada Ecorsini, o Festival recebe o duo formado por Antônio Meses e Cristian Budu. Meneses é recifense e é considerado um virtuose do violoncelo. Apresenta-se regularmente com as mais importantes orquestras do mundo, como a Filarmônica de Berlim e a Sinfônica de Londres. Ele toca, usualmente, um violoncelo  Matteo Goffriller, construído ca. 1710 em Veneza. Já o pianista Cristian Budu foi consagrado internacionalmente como uma referência na nova geração da música clássica. O repertório escolhido pelo duo traz peças de Gabriel Fauré, Claude Debussy e Cesar Franck.

    Além do concerto, Meneses fará uma masterclass no dia seguinte para os participantes do Festival de Violoncelos.

    O quarto dia do Festival de Violoncelos, terça-feira, 4 de abril, terá atrações diversas. Às 16h, no auditório do Hotel Verdes Mares, o público poderá acompanhar a segunda rodada do Concurso Nacional de Violoncelos. Às 20h, no mesmo local, se apresentam os professores do festival em um concerto muito especial. Os integrantes do Nani Celloquartett – Renan Moreira, Maria Luís Duarte e Rafael Gaspar – se unem à Isaac Andrade, Gabriel Gonçalves e Leonardo Semensatto para executar o Quinteto opus 34- Fá menor (Arranjo para 6 cellos ), de J. Brahms. Em seguida, Matias de Oliveira Pinto e Fábio Presgrave trazem para Ouro Branco a estreia mundial de Pás de Deux para 2 Cellos, de Ulrich Schultheiss. Matias é Diretor Artístico do festival e professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster.

    No dia 5 de abril, quarta-feira, iremos conhecer e ouvir os vencedores do Concurso de Violoncelos. Eles se apresentam às 20h também no auditório do Hotel Verdes Mares.

    A Jovem Orquestra de Ouro Branco – JOOB – é quem faz as honras da programação do dia 6 de abril, quinta-feira. O grupo se apresenta às 20h, na Capela de Santana da Pousada Ecorsini (antiga Fazenda Pé do Morro). A regência será de Olaf Niessing. O concerto terá a participação de solistas do festival, como Matias de Oliveira Pinto, Eduardo Swerts (músico da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e professor de violoncelo da UEMG), Hugo Pilger (professor da UNIRIO) e Fábio Presgrave (renomado violoncelista, doutor pela UNICAMP, hoje é professor da UFRN), todos parceiros de longa data da Casa de Música. No repertório, obras de A.Vivaldi, J.Haydn, J.Bragato, entre outros.

    No dia 7 de abril, sexta-feira, o Cello Ensamble, formado por 35 músicos do festival, se apresenta às 20h na Capela de Santana da Pousada Ecorsini. A regência será de Kayami Satomi, violoncelista que já se apresentou em salas de todo o mundo e que, atualmente, é professor da Universidade Federal de Uberlândia e diretor artístico do UDI Ensamble.

    A apresentação começa com o 4o Movimento da Sinfonia do Novo Mundo, do compositor checo da Era Romântica Antonín Dvorak. Em seguida, o grupo apresenta a 7a Sinfonia Allegretto (2. Movimento), de Ludwig van Beethoven. O programa traz ainda Ao pé da fogueira, obra do violinista, compositor e professor mineiro Flausino Vale. Na sequência, mais uma peça brasileira: Segunda neo-valsa, do maestro, compositor, arranjador e produtor musical Andersen Viana. Em seguida, Titanic, de James Horner. O encerramento ficará por conta de Valsa das Flores, obra do compositor russo (que fez alguma das peças mais populares do repertório clássico) Piotr I. Tchaikovski.

    O encerramento do Festival de Violoncelos será no dia seguinte, 8 de abril, sábado, às 11h, no MMGERDAU – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, também com uma apresentação do Cello Ensamble. O repertório é o mesmo do dia anterior.

    A entrada para todos os concertos é gratuita.

    Atividades pedagógicas

    Além da programação de concertos e do Concurso Nacional de Violoncelos, o festival conta com oficinas, masterclasses, ensaios diários da JOOB e do Ensamble, além de palestras. Essas atividades são realizadas na Paróquia da Sagrada Família e no Hotel Verdes Mares, das 9h às 17h. A entrada é exclusiva para os participantes e credenciados.

    O Festival de Violoncelos tem patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio: Prefeitura Municipal de Ouro Branco, Consulado Geral da República Federal da Alemanha- Rio de Janeiro e Ala Empreendimentos.

    PROGRAMAÇÃO

    VIII Festival de Violoncelos de Ouro Branco

    01/04 – Sábado

    Horário: 20h

    Local: Capela de Santana da Pousada Ecorsini (antiga Fazenda Pé do Morro)

    (Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)

    Nani Celloquartett

    Helena Ranck, Maria Luis Duarte, Rafael Gaspar, Renan Moreira

    Programa:

    “Now oh Now, I needs must part“

    John Dowland (1563 – 1626)

    Londres (Inglaterra)

    (arr. Renan Moreira)

    Gaillard

    La Mourisque

    Tielman Susato (1510 – 1570)


    Soest (Alemanha)

    (arr. Renan Moreira)

    “Grave” (2019)

    Renan Moreira (1990-) 


    Belo Horizonte (MG)

    Allegro con brio (Hob III:74)

    Adagio – Menuetto (Hob III:60)

    Joseph Haydn (1732 – 1809)

    Viena (Áustria)

    (arr. Renan Moreira)

    “Haffner” Sinfonie Nr 35 K385

    Presto

    W. A. Mozart (1756 – 1791)


    Viena (Áustria)

    (arr. Renan Moreira)

    Erlkönig

    F. Schubert (1797 – 1828)

    Viena (Áustria)

    (arr. Renan Moreira)

    Morgenstimmung

    E. Grieg (1843 – 1907)

    Bergen (Noruega)

    (arr. Renan Moreira)

    Feierliches Stück

    Richard Wagner (1813 – 1883)

    Leipzig (Alemanha)

    (arr. F. Grützmacher)

    Luiza

    Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994)

    Rio de Janeiro (RJ)

    (arr. Demósthenes Junior)

    Conversa de Botequim

    Noel Rosa (1910 – 1937)

    Rio de Janeiro (RJ)

    (arr. Renan Moreira)

    “Frêvioloncelando” (de “Violoncelada”)

    Ernani Aguiar (1950-)


    Petrópolis (RJ)

    02/04 – Domingo

    Horário: 20h

    Local: Auditório do Hotel Verdes Mares

    (rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)

    Concerto de Professores do Festival

    Programa

    Suite nº1 Opus 131c

    Präludium

    Adagio

    Fuge

    Max Reger

    Violoncelo: Olaf Nießing

    3 Canções para violoncelo solo

    Marcelo Carneiro

    Violoncelo: Hugo Pilger

    03/04 – Segunda-feira

    Horário: 20h

    Local: Capela de Santana da Pousada Ecorsini (antiga Fazenda Pé do Morro)

    (Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)

    Antônio Meneses (violoncelo)

    Cristian Budu (piano)

    Programa

    Elegie

    Après un rêve

    Sicilienne

    Gabriel Fauré

    Sonata para violoncelo e piano

    Prologue
    Sérénade
    Finale
    Claude Debussy

    Sonata para violoncelo e piano

    Allegretto ben moderato
    Allegro molto
    Recitativo-Fantasia: ben moderato
    Allegreto poco mosso
    Cesar Franck

    04/04 – Terça-feira

    Horário: 16h

    Local: Auditório do Hotel Verdes Mares

    (rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)

    Segunda rodada do Concurso de Violoncelos

    Programa a definir

    Horário: 20h

    Local: Auditório do Hotel Verdes Mares

    (rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)

    Nani Celloquartett e convidados

    Programa

    Quinteto opus 34 – Fá menor (Arranjo para 6 cellos)

    J.Brahms

    Renan Moreira, Isaac Andrade, Rafael Gaspar ,Renan Moreira ,Maria Luís Duarte, Gabriel Gonçalves e Leonardo Semensatto

    Pás de Deux para 2 Cellos (estreia mundial)

    Ulrich Schultheiss

    Matias de Oliveira Pinto e Fábio Presgrave

    05/04 – Quarta-feira

    Horário: 20h

    Local: Auditório do Hotel Verdes Mares

    (rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)

    Concerto dos vencedores do Concurso de Violoncelos

    Repertório a definir

    06/04 – Quinta-feira

    Local: Capela de Santana da Pousada Ecorsini (antiga Fazenda Pé do Morro)

    (Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)

    Jovem Orquestra de Ouro Branco e solistas

    Regência: Olaf Nießing

    Programa

    Concerto Alla Rustica em Sol maior

    A.Vivaldi

    Concerto em Ré maior

    J.Haydn

    Solo: Matias de Oliveira Pinto

    Elegie

    G.Fauré

    Solo: Eduardo Swerts

    Graciele y Buenos Aires

    J.Bragato

    Solo: Hugo Pilger

    Saudades

    J. Bragato

    Solo: Fábio Presgrave

    07/04 – Sexta-feira

    Local: Capela de Santana da Pousada Ecorsini (antiga Fazenda Pé do Morro)

    (Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)

    Cello Ensamble

    Regente: Kayami Satomi

    Programa:

    4o Mov. Sinfonia do Novo Mundo

    6 celli

    Antonín Dvorak

    7a Sinfonia Allegretto (2. movimento)

    6 celli

    L.v. Beethoven

    Ao pé da fogueira

    6 celli

    Flausino Vale

    Segunda Neo-valsa

    6 celli

    Andersen Viana

    Titanic

    12 vozes

    James Horner

    Valsa das flores

    6 celli

    P. I. Tchaikovsky

    08/04 – Sábado

    Local: MMGERDAU – Museu das Minas e do Metal

    Endereço: Praça da Liberdade, s/n, Belo Horizonte

    Cello Ensamble

    Regente: Kayami Satomi

    Programa: o mesmo do dia 07/04

    Sobre a Casa de Música de Ouro Branco

    Há mais de 20 anos surgia entre as montanhas de Ouro Branco um lugar especial, que iria mudar a realidade daquela região: a Casa de Música, uma entidade cultural sem fins lucrativos que hoje é uma das maiores referências em Minas Gerais de ensino e difusão da música erudita.

    O trabalho da Casa de Música se destaca pela formação de crianças e adolescentes e por todas as iniciativas que realiza em prol da comunidade. Atualmente são 180 alunos do núcleo Pioneiros e 70 alunos do núcleo Luzia Augusta (Ponto de Cultura e Aliança pela vida) que integram os projetos de formação e profissionalização. São oferecidos os cursos de musicalização, flauta- doce, percepção musical, prática de orquestra, flauta- transversal, clarineta, oboé, piano, violão, violino, viola, violoncelo e contrabaixo para alunos e alunas de 7 a 17 anos. Além disso, a Casa de Música promove a Semana da Música, o Festival de Violoncelos, a série Concertos para Ouro Branco e mantém a Jovem Orquestra de Ouro Branco – JOOB, além de projetos como a Gastrofônica, Descobrindo Sabores e diversos espetáculos cênico-musicais.

    Em breve, a Casa de Música de Ouro Branco realizará mais um sonho: a construção de uma nova sede. O espaço de quase 3.000 m2 leva a assinatura de um dos principais arquitetos do Brasil, Gustavo Penna. O prédio contará com salas de aulas, biblioteca, espaço multiuso, auditório com 250 lugares; espaço para ensaios e concertos, e, principalmente, para o ensino. A primeira etapa da obra já foi concluída.