A Deputada Dandara discutiu no encontro valores dos aluguéis de Mariana e a importância da cultura popular. Dandara também foi escolhida como madrinha da Associação Cultural Acotirene, que realiza trabalhos culturais e sociais.
Para receber notícias do jornal O Espeto em seu WhatsApp clique aqui
Por João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Neste sábado, 1º de abril de 2023, Mariana recebeu a visita da primeira mulher negra eleita deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Sra. Dandara Tonantzin.
Com agenda movimentada, durante a manhã a deputada Dandara se reuniu com a Associação Acotirene cujo assunto principal foi a importância da preservação da cultura popular.
A tarde a deputada se reuniu com a Associação “Nossa Casa” que busca soluções para moradia em Mariana. Durante a reunião Dandara discutiu os valores dos aluguéis, e a volta do programa “Minha Casa, Minha Vida” . Durante a reunião a deputada ouviu as denúncias da população em relação aos aluguéis cobrados em Mariana. Graças ao contato com a parlamentar, as denúncias serão levadas ao Ministério Público, o que gera a expectativa de que os preços das locações sejam reajustados, que afirmou que a luta por mataria é um compromisso do seu mandato.
Durante a noite, a partir das 19h, a deputada Dandara Tonantzin (PT) voltou ao Espaço Cultural Acotirene, onde foi recepcionada pelo presidente e Mestre de Congado, Sr. Aluísio Augusto, e o artista plástico e músico, Sr. Roberto De Lima. O encontro serviu para oficializar a criação da Associação.
O evento contou com apresentações culturais da cultura afro-brasileira, com músicas ligadas à religiosidade compostas pelo artista Roberto De Lima. Houve também a entrega de algumas recordações para os presentes. A parlamentar recebeu um quadro produzido pelo historiador, Prof. Pedro Falci.
Durante o evento, a parlamentar foi convidada para ser madrinha do projeto, que já atua em Mariana desde 2019. Atualmente, a Associação Acotirene trabalha junto à população carente de Mariana, doando cestas básicas, vale-gás e vale alimentação, além de realizar eventos artísticos e culturais.
A deputada falou à equipe de reportagem do Jornal O Espeto sobre amadrinhar a associação:
“Estou feliz demais! Mariana ganha muito com essa iniciativa, que é uma associação de cultura popular viva, que se reinventa, se movimenta e que produz muito mais do que só cultura. É um grupo que constrói políticas de assistência social, redes de solidariedade, que faz o que é dever do Estado”. A deputada ainda destacou que buscará apoiar a cultura popular no município.
Sr. Aluísio Augusto afirmou que a presença da deputada como madrinha do projeto é um divisor de águas para a Associação Acotirene. “Foi uma grande realização. Eu acho que alcançamos o nosso objetivo, reunimos tantas pessoas. Hoje foi a oficialização da Acotirene, é daqui para a frente agora”, diz. O Espaço Cultural Acotirene está localizado na Rua Dom Silvério, 428, Centro.