Ação do Dia Mundial de Conscientização do Autismo é realizada pela Prefeitura de Mariana no CRIA

    Por Evelin  Almeida 

    A Prefeitura de Mariana, por meio do Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA), realizou nesta segunda-feira (03) um dia com programação especial para os integrantes do Programa. A ação aconteceu em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril. O dia foi coberto com atividades lúdicas e socioeducativas, como exibição de vídeos, textos e músicas sobre o tema, a representação por meio de desenhos e bate-papo sobre o Autismo. 

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    A data estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa conscientizar sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEAs) e levar informação sobre o Autismo, bem como quebrar os preconceitos em sociedade. Os TEAs começam a manifestar-se na infância, a partir dos cinco anos de idade, com tendência a persistir na adolescência e fase adulta. A infância é a fase que marca o desenvolvimento físico, mental, social e emocional, por isso é essencial, assim que feito o diagnóstico, introduzir o tratamento adequado. 

    No CRIA, as atividades desenvolvidas são pensadas de forma inclusiva e que atenda a todo o público ali inserido, diante de suas vulnerabilidades. Isso tudo por meio das oficinas e atividades que trazem informações sobre o tema e que são debatidas no cotidiano. Gabriel Cesar, instrutor de capoeira no centro, conta sobre as ações no dia e a importância da conscientização ao longo do ano: “o papel dos Centros de Referência tem papel fundamental na construção de boas políticas, práticas e inclusão dos usuários”, afirmou.

    No CRIA, as diferenças são a base para o fortalecimento de vínculos e abrem portas para um mundo mais inclusivo, no qual todos possuem as mesmas oportunidades para um desenvolvimento saudável, no âmbito social, emocional e físico. Entender para não julgar é o que move o mundo e quebra preconceitos enraizados! 

    Foto: Lívia Vieira

    Fonte: Prefeitura de Mariana