Projeto Social Alferes  leva alegria para as crianças do Bairro Santo Antônio em Mariana
    Foto : divulgação Projeto Social Alferes

    Por João B. N. Gonçalves

              Em 2023, o Projeto Social Alferes completa nove anos de existência, levando atividades que buscam enriquecer a infância das crianças que moram no Bairro Santo Antônio (Prainha), em Mariana. O presidente e idealizador, Vanderley Lúcio diz ter criado o projeto pois entende que “toda criança precisa viver sua infância de maneira plena, estruturada e feliz.”

              Para cumprir esse objetivo, o Projeto Alferes oferece às crianças de 6 a 16 anos atividades como palestras, práticas esportivas, oficinas de música, pintura, desenho, rodas de leitura.

    Em dezembro de 2019, receberam a visita do Grupo Teatral “Cítara de Davi”, da cidade de Barbacena, que além de fazerem apresentações musicais, realizaram a entrega de presentes às crianças matriculadas.

    Atuando desde 2014, Vanderley Lúcio conta que a cada ano busca fazer o Projeto Alferes evoluir, trazendo novas atividades, como o reforço escolar, e sempre buscando atender bem às crianças. No momento, o projeto atende 41 crianças, que são orientadas por monitores voluntários.

             

              Vanderley Lúcio explica que toda e qualquer criança entre 6 e 16 anos pode participar do projeto, basta morar no Bairro Santo Antônio e estar matriculado em uma instituição de ensino regular. Por conta da diferença de idade, as crianças são separadas em faixas etárias para a realização das atividades.

              As atividades do Projeto Alferes são realizadas em um espaço cedido pela Arquidiocese de Mariana na Rua Porto Alegre, número 22, no Bairro Santo Antônio. Porém, o presidente diz haver observar a necessidade de ampliar as ações, realizando trabalhos sociais em outras comunidades.

    fotos divulgação Projeto Alferes

    A Prefeitura Municipal de Mariana também participa do Projeto Alferes, cedendo funcionários para serviços gerais e monitores, que participam em parceria com o Centro de Referência à Criança e ao Adolescente (CRIA). Para contribuir com a manutenção do projeto, o cidadão marianense pode se tornar um parceiro, realizando doações mensais, de R$ 10 a R$30.

     As doações podem ser feitas pelo pix da instituição (CNPJ: 151614980001-41) ou depósito em conta corrente (Conta: 39370-3 e Agência: 2279-9). Quem desejar colaborar com o projeto, pode contatar o presidente Vanderley Lúcio, por meio do número (31) 98989-2718, para outras orientações.