Festa da Goiaba é sucesso em São Bartolomeu

    Distrito ouro-pretano celebrou a tradição centenária da produção de doces artesanais
    No último final de semana, a comunidade de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, realizou a XXVI Festa Cultural da Goiaba, um evento cultural organizado pela Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu (ADAF), com apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O evento reuniu diversas atividades culturais para celebrar o final da colheita da goiaba e a produção da tradicional goiabada cascão, especialidade da pequena comunidade ouro-pretana conhecida como a terra dos doces artesanais.

    Durante os cinco dias de festa, ocorreram palestras, cortejos, produção de doce ao vivo, oficinas, danças, comida mineira e shows, promovendo e valorizando a tradição centenária do saber fazer doces, reconhecida como o primeiro Patrimônio Imaterial de Ouro Preto, inscrito no Livro de Registro dos Saberes e das Celebrações em março de 2008. A Festa da Goiaba acontece em São Bartolomeu desde 1993 e conta com o apoio do Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto, o FUNPATRI, e da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

    Moradores e turistas tiveram a oportunidade de degustar as delícias de São Bartolomeu, como destaca o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, que esteve na festa: “A Festa da Goiaba de São Bartolomeu é um ponto marcante no calendário cultural do município de Ouro Preto. Aqui, nós temos a goiabada que é nosso patrimônio imaterial, além de São Bartolomeu, que é considerada uma das vilas rurais mais bonitas do Brasil. Recebemos gente de toda parte e a população de São Bartolomeu acolhe todos com muito carinho”, destacou o prefeito.

    Texto: Patrick de Araújo / Revisão: Victor Stutz Fonte: PMOP.