Planta, orçada em um total de 850 milhões de dólares (ou cerca de R$ 4,3 bilhões), será construída em Uberaba (MG), com início das obras em 2024 e conclusão prevista para meados de 2027
Maio de 2023 – O projeto de construção da primeira fábrica no Brasil de fertilizantes a partir do hidrogênio verde acaba de receber a concessão do terreno do poder público, com a aprovação esta semana pela Câmara dos Vereadores de Uberaba (MG), município que receberá o empreendimento da empresa Atlas Agro.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Com investimentos totais de 850 milhões de dólares (ou cerca de R$ 4,3 bilhões), a nova fábrica deve ter a obra iniciada em 2024 e a conclusão prevista para meados de 2027. Com a concessão do terreno, a companhia obtém segurança jurídica para iniciar ainda este ano os projetos de engenharia.
A medida do legislativo de Uberaba também prevê a isenção fiscal para o empreendimento, incluindo remissão do IPTU do terreno por dez anos. Outro incentivo foi a isenção do recolhimento de ISSQN incidentes sobre os serviços de engenharia, bem como a redução para 2% da alíquota do imposto a ser recolhido pela empresa ou por terceiros por ela contratados.
Para o diretor de operações da Atlas Agro, Rodrigo Santana, o projeto em Uberaba integra o plano estratégico da companhia de ser pioneira na descarbonização da indústria de fertilizantes no Brasil. “Temos planos de construir de sete a nove plantas de fertilizantes nitrogenados verdes no Brasil, ajudando a reduzir a dependência dos fertilizantes importados no País”, informa.
A planta inédita vai utilizar uma matriz 100% sustentável de geração de eletricidade, a partir de fontes renováveis, tais como a solar e eólica, que serão usadas para produção do hidrogênio verde, amônia verde e os fertilizantes nitrogenados com zero carbono.
Quando concluída, a fábrica terá uma capacidade de produção para 500 mil toneladas por ano de fertilizantes para atender os clientes da região. “Temos cartas de interesse de compra assinados com vários clientes e deveremos concluir os acordos de fornecimento de fertilizantes nitrogenados zero carbono nos próximos meses”, afirma Santana.
Sobre a Atlas Agro Fertilizantes
A Atlas Agro Fertilizantes é uma empresa focada na produção de fertilizantes nitrogenados com zero emissões de carbono ao meio ambiente. Sua missão é alimentar o mundo sem emissões, promovendo assim a disrupção em uma indústria que responde por 2% das emissões mundiais de CO2. Cada uma de suas fábricas pode alimentar cerca de 16 milhões de pessoas e evitar mais de 2 milhões de toneladas de CO2 por ano. A Atlas Agro tem sua sede global na Suíça e escritórios na Espanha, Estados Unidos e Brasil. Fonte: TOTUM Comunicação.