Ouro Preto lança moeda digital

    Felipe Guerra, Secretário de Desenvolvimento Econômico, disse que o objetivo da moeda digital é estimular a circulação de dinheiro no comércio local, assim movimentar a economia e auxiliar na geração de empregos. Os turistas também terão acesso à nova medida: basta trocar o dinheiro pela moeda digital adquirindo um cartão magnético ou aplicativo para celular, cada moeda de Ouro Preto equivale a R$ 1,00 Real. Os servidores públicos municipais que utilizarem a moeda digital poderão adiantar 30% do seu salário.

    Para receber notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp clique aqui

    Por João B. N. Gonçalves

    Prefeito Ângelo Oswaldo , Vice Prefeita Regina Braga,  Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, durante a cerimônia que lançou a moeda digital de Ouro Preto / Foto: João B. N. Gonçalves

    Na última sexta-feira, 19 de maio de 2023, em cerimônia realizada na sede da Associação Comercial de Ouro Preto (Aceop), às 16h, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto lançou a moeda digital da cidade.

    O evento também oficializou a realização da 1ª Semana de Desenvolvimento Econômico do município, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de agosto.

    Durante a cerimônia o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, salientou que o objetivo da moeda digital é estimular a circulação de dinheiro no comércio local, o que movimenta a economia e auxilia na geração de empregos. A moeda digital só poderá ser utilizada dentro dos limites do município, sendo que os turistas também terão acesso à nova medida: basta trocar o dinheiro pela moeda digital.

    O secretário acrescenta que os servidores públicos municipais que utilizarem a moeda digital poderão adiantar 30% do seu salário, desde que o valor seja gasto dentro de Ouro Preto, e por meio da moeda digital. De acordo com o município, considerando o tempo necessário para o credenciamento dos comerciantes, que será realizado em junho, a nova moeda só deve circular a partir de julho.

    A moeda digital será utilizada por meio de um cartão magnético ou aplicativo para celular, cada moeda de Ouro Preto equivale a R$1. Para administrar a medida, será aberta uma agência local para orientar os comerciantes e a população sobre o uso da moeda digital. A nova moeda digital de Ouro Preto ainda não tem um nome, que poderá ser escolhido pela população.

    1ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto

    Outra novidade anunciada na tarde da última sexta-feira, foi o lançamento oficial da 1ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto. O evento será composto por stands (espaços para que os comerciantes exponham seu trabalho), palestras e workshops voltados para a capacitação do empresariado local.

    O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, destaca os objetivos do evento: “Além de fomentar a economia, visamos melhorar a relação de oferta e demanda de produtos, capacitando os empreendedores através de minicursos, palestras, seminários e oficinas. A Semana de Desenvolvimento Econômico tem ainda como objetivos promover a diversificação das atividades econômicas da região”.

    No encerramento da cerimônia, o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo (PV) afirmou que apesar da Semana de Desenvolvimento Econômico ser somente em agosto, os últimos dias foram importantes para o crescimento da economia local. Entre as razões para isso, o prefeito destacou a assinatura da lei que permite a instalação do 5G no município pela empresa ISH Brasil; a oficialização da implantação da rede portuguesa de hotéis, Vila Galé; e por fim, o lançamento da moeda digital da cidade.