Ângelo Oswaldo assina termo para a instalação da internet 5G em Ouro Preto

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Ouro Preto será a primeira cidade tombada pelo patrimônio histórico a receber a nova tecnologia

    Nesta quarta-feira, 17 de maio de 2023, o prefeito Ângelo Oswaldo (PV) assinou o termo que permite a instalação da tecnologia de internet 5G em Ouro Preto pela empresa IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers. A cerimônia de assinatura e apresentação dos projetos da organização no município foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal e contou com a presença de representantes do executivo, e repsesentando a Câmara de Ouro Preto estiveram o vereador Sr. Vantuir e a vereadora Lilian França, das operadoras de telecomunicações.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
    A IHS Brasil será a responsável pela instalação de toda a infraestrutura necessária para o funcionamento do sinal 5G no município, e a partir daí as operadoras poderão oferecer o serviço de internet com a nova tecnologia. A IHS Towers é uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo, produzindo tecnologias camufladas em no ambiente urbano.
    Ângelo Oswaldo (PV) informa ter detectado a necessidade de expandir os serviços de telecomunicações em Ouro Preto. “Nós já tínhamos detectado a necessidade urgente dessa grande mudança. Porque todo o sistema de comunicação pela internet em Ouro Preto é bastante falha por conta de obstáculos geográficos. Agora, com esse sistema da IHS, nós teremos toda a facilidade para a adoção dos 5G”, diz o prefeito.
    De acordo com o CEO da IHS Brasil, Michel Levy, Ouro Preto será a primeira cidade histórica a receber o 5G no país, o que permite que o município se torne referência para outras prefeituras. Ele ainda conta que a implantação será feita de modo que não agrida o meio ambiente e nem interfira no patrimônio histórico da cidade, pois os elementos serão integrados às características da cidade.
    O Diretor Regional da Tim, Daniel Oliveira, firma o compromisso de encerrar 2023 com a nova tecnologia funcionando na cidade: “Eu saio daqui com o compromisso de fecharmos esse ano com a tecnologia 5G funcionando. É uma tecnologia cem vez mais rápida que o 4G e que vai aprimorar a conectividade aqui em Ouro Preto”. Ele ainda salienta que tudo será feito com responsabilidade ambiental e respeitando o patrimônio histórico e cultural do município.
    Quem também participou da cerimônia e assinou a lei foi o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Guerra. Segundo ele, as expectativas são que a instalação melhore as condições para os moradores e visitantes terem acesso à comunicação. Além de ressaltar que a medida coloca o município em posição de vanguarda em inovação e tecnologia.