Por Isabela Jorge
Pensando na troca de experiências entre as escolas do Programa Tempo Integral, a Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Educação, deu início ao Projeto Intercâmbio Cultural. A ação consiste na troca de cartas entre os alunos que estudam integralmente nas 15 escolas que ofertam essa modalidade de ensino. Através das cartas, os estudantes desenvolvem habilidades de escrita, leitura, percepção do ambiente que vivem e troca de conhecimentos entre eles.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Nas cartas os alunos puderam relatar sobre onde vivem, qual espaço mais gostam de frequentar ou o que mais gostam de fazer. Ao acompanhar a experiência de leitura na Escola Municipal Bento Rodrigues, a coordenadora local, Maria de Fátima Ferreira, ressalta a importância dessa atividade. “O intercâmbio tem proporcionado aos nossos alunos a interação através dos relatos das escolas. Essa dinâmica permitiu que eles se conhecessem nas histórias dos seus colegas e ao mesmo tempo compartilhar as suas pequenas experiências já vividas. Esse projeto tem contribuído e ao mesmo tempo estimulado a escrita, que é um processo muito importante para a alfabetização dos nossos alunos”, afirma.
Os alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, além de terem realizado a leitura das cartas enviadas pelas escolas dos distritos de Campinas e Barro Branco, irão confeccionar outras cartas para responder aos remetentes. Em uma delas, a aluna Bárbara Aparecida relata um pouco sobre a sua vida: “Olá, meu nome é Bárbara! Eu estudo na Escola Municipal de Campinas. Estou no 3° ano e minha professora se chama Janaína. Eu gosto de pular corda e brincar na barraca. Aqui em Campinas tem quadra e igreja. Minha casa fica longe da escola. Gostaria que viesse me visitar. Um beijo!”
Em outra carta, o aluno Yuri da Costa também fala sobre o espaço em que vive e o que gosta: “Campinas tem cachoeira, tem rio e córrego. Tem pastagem e plantações. Muito bom morar aqui! Vem um dia para conhecer. Espero a sua visita aqui na escola! Com carinho, Yuri.”
Foto: Isabela Jorge
—
Prefeitura de Mariana