Mariana, Ouro Preto e Itabirito geram 10.011 novos empregos em 2023

    Por: João B. N. Gonçalves

    rito, Mariana e Ouro Preto geraram juntos mais de 10 mil postos de trabalho com carteira assinada nos primeiros três meses de 2023. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Itabirito é a cidade que mais gerou empregos neste período, totalizando 3.686 empregos; Mariana produziu 3.398, já Ouro Preto, 2.927 novos postos.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
    Considerando as três cidades, Itabirito também foi o município com mais desligamentos no período, 3.036, com um saldo positivo de 650 postos de trabalho. Por outro lado, Ouro Preto é a que menos registrou demissões no período: 2.386. O Jornal O Espeto realizou um levantamento no banco de dados no CAGED, e montou um gráfico de geração de empregos nas cidades da região.

    Dados coletados no 1º trimeste de 2023 ; Janeiro, fevereiro e março

    Segundo os dados do CAGED, o mês com maior índice de geração de emprego é março, enquanto janeiro e fevereiro têm mais desligamentos. Em Ouro Preto foram criados 1.391 empregos (746 desligamentos) durante o mês de março; em fevereiro 754 (792 desligamentos); e em janeiro 782 (848 desligamentos).O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, Felipe Guerra, explica a razão para o crescimento em março: Geralmente as empresas demitem em dezembro e janeiro. E isso é normal, é histórico; em fevereiro há uma melhorada, para começar a março bem. ”Felipe Guerra destaca que o saldo no município tem sido positivo nos últimos anos: “A nossa região, Ouro Preto, Mariano e Itabirito, vem com um saldo muito positivo na geração de novos empregos nos últimos anos. Ano passado, por exemplo, Ouro Preto ficou em 22º no ranking de Minas Gerais e Itabirito em 29º”. Ele destaca que esses números são impactantes pois os municípios têm menor população que os elencados acima. Em Mariana e Itabirito o cenário se repete: janeiro e fevereiro com muitos desligamentos, e março com mais contratações. Durante o mês de março, Itabirito registrou 1.620 novos postos de trabalho; contra 1.026 e 1.040 dos meses anteriores. Já Mariana, contabilizou 1.484 admissões em março e 958 e 956, em fevereiro e janeiro.
    O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mariana, Danilo Assis, explica que o crescimento registrado é reflexo de uma retomada produtiva no município. “Esse cenário de melhora nos números do CAGED é o reflexo da intensificação de atividade minerária anunciado pelas mineradoras, em especial Samarco, e a presença da Cedro; o que gera um ambiente atrativo para novas empresas terceirizadas e aumento da oferta de empregos”, diz.