De 5 a 7 de junho acontecerá a 7ª Semana Nacional de Arquivos. Durante este período, as instituições arquivísticas de todo Brasil organizam ações com o intuito de apresentar suas atividades e seus acervos para o público. Neste ano, o Arquivo Público Municipal de Ouro Preto participará do evento com o tema “Entremeados: Arquivo Público – Território da cidadania, nossa gente e seus guardados” e realizará uma série de visitas guiadas com orientações e discussões dentro desta temática, promovendo uma interação entre a comunidade, seu acervo e personalidades importantes para a cidade.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
A temática pretende reconhecer as diferentes expressões de diversidade levando em conta o seu valor comunitário. Criando diálogos entre os documentos da Administração Pública produzidos pela Câmara Municipal de Ouro Preto, Prefeitura Municipal de Ouro Preto e os registros de documentos pessoais de duas coleções privadas doadas ao arquivo – Agenor Alves e Geraldine Kanigan, duas personalidades com perfis distintos que tiveram suas trajetórias em Ouro Preto. O objetivo é entender como o arquivo dialoga com as diferentes realidades sociais, valorizando a cidadania e desnaturalizando a desigualdade.
A servidora do Arquivo Público Municipal de Ouro Preto, Helenice Afonso de Oliveira, falou sobre a origem dos arquivos particulares. “Escolhemos trabalhar com dois acervos privados: o primeiro é o da dona Geraldine, que foi uma empresária importante, proprietária do restaurante Calabouço. Canadense de origem russa, veio para a cidade na década de 1960, estava muito ligada à arte e a cultura e tinha muitas ideias para a promoção da cultura local, seu acervo nos foi doado em 2022. O segundo é do Sr. Agenor Alves, que foi uma doação feita pelos familiares após o lançamento de seu livro. A coleção é composta por documentos, cadernos escolares, pinturas e poesias do Agenor em formato digital, além de um livro físico que organiza suas produções. Seu filho fez questão de fazer essa doação ao Arquivo, por ser um espaço onde outras pessoas podem ter acesso e conhecer um pouco da história de seu pai”, relatou Helenice.
A historiadora também mencionou o público esperado para o evento. “Durante as manhãs receberemos os servidores da Limpeza Urbana e as turmas da Escola Municipal Professora Juventina Drummond, do Morro Santana; Escola Municipal São Sebastião, do Morro São Sebastião e a Escola Municipal Benedito Xavier, do distrito de Glaura. A parte da tarde será estendida aos demais inscritos. Nossa equipe elaborou uma visita mediada para apresentar nosso acervo e discutir sobre a importância do cidadão e seus registros para a comunidade”, concluiu Helenice.
O evento é uma oportunidade para que as instituições arquivísticas, profissionais da área, instituições culturais, pesquisadores, estudantes e público interessado possam se reunir e discutir questões relacionadas à gestão de documentos, acesso à informação, preservação do patrimônio documental, entre outros temas relevantes.
Confira a programação:
Visita mediada e reflexões sobre o diálogo entre acervos de fundos públicos e privados:
5 a 7 junho: das 12h às 16h.
As visitações devem ser agendadas previamente pelo formulário disponibilizado: https://forms.gle/nn9TP8GTXKroSzbc7