dores de Passagem ficaram surpresos com a cor laranja forte do Ribeirão do Carmo ! Estive na ponte onde tirei a foto que você vê ao lado. O que aconteceu ?
Meu avô, Raimundo Marques Guimarães, me contava que pescava bagres, lambaris, carás, cambebas, no Ribeirão do Carmo na rua da Praia. Era até organizada a caça as rãs em certa época do ano.
Depois com o início da Elquisa, primeira fábrica de alumínio da América Latina em Ouro Preto, os peixes sumiram.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
A produção de alumínios é uma das mais poluentes.
Hoje o Ribeirão do Carmo é um rio morto, sem peixes, sem sapos, rã, sem vida. Quem matou o Ribeirão do Carmo? Foi despejo de material poluidor? São os esgotos ? Quem matou o Ribeirão do Carmo foi uma geração que não soube preservar seus bens naturais.
Uma geração que assisti perplexa as cores do rio mudarem, ora laranja, ora cinza, ora transparentes. E o rio virar o que vemos hoje.
“O que posso fazer para ajudar ? ” Esse foi o lema do saudoso bispo de Mariana Dom Luciano Mendes. Se cada um colaborar teremos um mundo melhor. O que vamos deixar como legado as futuras gerações ? Um rio morto ?
È preciso saber, investigar, estudar, para assim propor soluções cabíveis para que o Ribeirão do Carmo seja lar de vida e fonte de alegria, deixando na história no passado de lixão, esgoto e despejos industrias. A Olimpíada de 2024 acontecerá em Paris e a abertura será em 26 julho com desfile no rio Siena, que foi um dos rios mais poluídos do mundo e será palco dos jogos aquáticos.
Ou seja, já existe a tecnologia para despoluição de rios revelando que a falta é de vontade de nossos governantes, pois jeito tem.